A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) revelou, na noite dessa segunda-feira (20), que subiu para 24 o número de açudes que atingiram a capacidade máxima e passaram a sangrar. Mais 29 reservatórios acumulam mais de 90% de água.

De acordo com a Cogerh, as fortes chuvas registradas no último fim de semana em todo o Ceará geraram bons volumes principalmente em reservatórios das regiões Norte, Sul e Litoral.

O Sertão Central, região que ainda gera preocupação, também recebeu bons aportes, o que ajudou na recarga e sangria do açude São José I, em Boa Viagem. O reservatório é o primeiro da Bacia do Banabuiú a sangrar em 2023.

Os dados da Cogerh revelam, ainda, que os volumes de chuvas registrados na Bacia Hidrográfica do Litoral foram os mais expressivos dos últimos dias. Com o volume de água, cinco açudes – Mundaú, Gameleira, Quandú, São Pedro Timbaúba e Poço Verde, começaram a sangrar.

Segundo, ainda, os dados técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará, em apenas uma semana, a reserva acumulada na bacia passou de 62% para 80%. O volume total no Estado é de 33,6%.

O secretário executivo dos Recursos Hídricos do Ceará, Ramon Rodrigues, como bastante positivo o quadro de reservas de água no Estado uma vez que, se comparado com o mesmo período do ano passado, uma vez que hoje os reservatórios estão com 33% de água acumulada. Em 2022, no primeiro trimestre, de acordo com Ramon, eram de 4 bilhões m3 e, atualmente, são 6 bilhões de m3.