Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa realizou 24.385 atendimentos de janeiro a junho deste ano. O número representa um aumento de 112% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o órgão efetuou 11.487 atendimentos.
No mês de julho, essa demanda cresce ainda mais com as férias escolares. “É quando os pais e as crianças estão de férias que eles aproveitam esse momento para fazer o documento. O posto da Assembleia Legislativa, assim como a Casa do Cidadão no Benfica, tem por objetivo tentar desafogar o Vapt Vupt, pois, se você for ao Vapt Vupt, às 6h da manhã já não há mais senhas”, explica a coordenadora da Casa do Cidadão, Mirla Vieira.

Ela acrescenta que a média de atendimentos por dia era de 60 a 70; hoje, são mais de 100. “Desde maio que sentimos que a demanda começou a aumentar. Houve uma ação do Balcão da Cidadania no Rio Mar e, quando encerraram as senhas lá, eles começaram a divulgar que também era possível buscar o posto de identificação da Assembleia”, pontua.

Segundo a coordenadora, somente no primeiro semestre de 2017, foram emitidos 6.021 RGs – entre primeira e segunda vias – e 941 CPFs. Além da emissão, foram realizadas também a entrega desses documentos, a prestação de informações em geral à população, e emissões de declarações de gratuidade para pessoas carentes obterem junto aos cartórios da Capital a segunda via da Certidão de Casamento e de Nascimento.

“Temos uma parceria informal com os cartórios para eles cederem essas certidões sem custo a quem não pode pagar. A gente dá uma declaração e a pessoa se dirige ao cartório, já que, às vezes, a certidão é muito antiga, está ilegível ou rasgada”, informa Mirla Vieira.

Os documentos necessários para a 1ª via ou 2ª via do RG são: certidão de nascimento (original e cópia) ou certidão de casamento (original e cópia); identidade do responsável (original e cópia) para menores de 16 anos; duas fotos 3×4 recentes; cópia do RG anterior ou Boletim de Ocorrência (BO), em caso de segunda via.

Já para solicitar o CPF é necessário o documento de identidade; Certidão de Nascimento original ou cópia autenticada; Certidão de Casamento original ou cópia autenticada e o Título de Eleitor para maiores de 18 anos. O CPF é entregue na hora e a Carteira de Identidade em 15 dias.

A Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa é uma parceria firmada com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e está localizada na rua Barbosa de Freitas com avenida Pontes Vieira, no Edifício José Euclides Ferreira Gomes (anexo II) da Assembleia Legislativa.

Com Agência AL

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp