Os eleitores dos Municípios de Cascavel, São Gonçalo do Amarante, Russas, Palhano, São Gonçalo do Amarante, Santa Quitéria, Catunda, Hidrolândia, Guaraciaba do Norte, Croatá, Jaguaruana e Itaiçaba, que deixaram de fazer o cadastro da biometria da Justiça Eleitoral até o último dia 31, já estão com o título suspenso. A Secretária da Corregedoria Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Águeda Gurgel, disse, nesta quinta-feira, em entrevista ao Jornal Alerta Geral (FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 22 emissoras no Interior), que, para quem não atualizar os dados cadastrais com a biometria, enfrenta outros sérios problemas.
Quem perdeu esse prazo, segundo Águeda Gurgel, já está com o título suspenso e enfrenta, também, outros transtornos, como o impedimento para receber salários, benefícios de entidades públicas (programas sociais), participação em concurso público, fazer ou renovar matrícula em instituições públicas, assim como renovar ou requerer passaporte e RG. Há limitações, ainda, para quem precisa de algum documento junto à Receita Federal.
De acordo com Águeda Gurgel, entre 75% e 85% dos eleitores desses municípios, fizeram a biometria. Quem perdeu o prazo, pode regularizar o cadastro até o dia 9 de maio de 2018, mas até lá, as punições e limitações serão mantidas. Águeda conversou no Jornal Alerta Geral com os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida.