Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, preza pelo atendimento contínuo e pela celeridade no tratamento de cada paciente encaminhado pela Central de Regulação. Por ter um perfil cirúrgico, a unidade atende, principalmente, pessoas com indicações de cirurgias.

Com 16 especialidades ambulatoriais, o HMJMA presta uma assistência qualificada aos pacientes antes e, em alguns casos, depois da realização dos procedimentos.

“O paciente pode fazer tudo aqui, é um ciclo. Ele vem da regulação com consulta marcada, é atendido, faz os exames. Se precisar de algum outro parecer, já faz aqui também. Passa pela cirurgia e é liberado ou, se necessitar, continua com um tratamento. Somos uma equipe multidisciplinar”, explica a enfermeira e coordenadora do setor, Talita Bernardino.

Ubaldo da Silva foi encaminhado à unidade para ser submetido a uma cirurgia de hérnia. Em 16 dias, passou por consulta com cirurgião e fez os exames necessários. Retornou ao médico e já saiu do hospital com a cirurgia marcada.

“Nem acreditei quando deu tudo certo. E a cirurgia também foi tranquila. Agora vim aqui já buscando outra coisa, outro médico”, disse o mecânico bem-humorado.

O HGWA conta com ambulatórios de especialidades nas áreas de Ginecologia, Dermatologia, Clínica Geral, Urologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Bariátrica, Proctologia, Clínica Médica, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Cirurgia Buco-Maxilo, Neurologia, Psicologia, Fonoaudiologia e Nutrição.

A enfermeira Talita ressalta que, apesar do perfil cirúrgico, a unidade também atende pacientes que necessitam de um acompanhamento especializado. É o caso da aposentada Tereza Sousa, 74, que faz tratamento dermatológico há dois anos no HGWA .

“Aqui é bom, nunca tive problema. E Graças a Deus, até agora, só precisei das consultas e alguns exames. Estou bem”, disse.

Funcionamento do ambulatório

O ambulatório de especialidades do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar funciona de segunda a sexta e, quinzenalmente, também aos sábados O atendimento é das 6h20 às 19h. Todos os pacientes são agendados mediante solicitação da Central de regulação. Em 2019, foram realizadas cerca de duas mil consultas por mês na unidade. Neste ano, devido à pandemia, os atendimentos têm sido retomados gradativamente. A média é de 1.300 pessoas atendidas mensalmente.

(*)com informação do Governo do Estado do Ceará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp