O deputado Danilo Forte, que estava ameaçado de expulsão do PSB, conseguiu juntamente com outros três parlamentares, uma liminar impedindo que o ato fosse consumado pelo Diretório Nacional do Partido. Além de Danilo, foram beneficiados os deputados Tereza Cristina, Fabio Garcia e o ministro Fernando Coelho Filho (Minas e Energia). Eles conseguiram junto a Justiça do Distrito Federal uma liminar parcial para barrar a expulsão dos mesmos do Partido

Segundo a decisão, o pedido de antecipação dos efeitos da tutela foi deferido para vedar ao diretório nacional do requerido qualquer deliberação a cerca da aplicação de penalidades aos referentes.

O comando nacional do Partido havia decidido expulsar os deputados, por terem votado a favor da reforma trabalhista do governo Temer, contrariando orientação do partido. Na ocasião, o ministro se licenciou do cargo para votar. O partido estava com reunião marcada para esta segunda-feira quando definiria o futuro dos chamados “infiéis”. As informações são da Coluna do Estadão, do Jornal O Estado de S. Paulo.