Mais benefícios para as comunidades e investimento na periferia. O Governo do Ceará participou, nesta terça-feira (14), do evento de lançamento do Periferias Conectadas, programa de expansão da Banda Larga 5G que abrange 168 comunidades na Grande Fortaleza. A governadora em exercício, Jade Romero, esteve acompanhada do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante; do CEO da Brisanet Telecomunicações, Roberto Nogueira; do presidente da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé; da secretária da Proteção Social, Onélia Santana; da senadora da República, Janaína Farias, e outras autoridades.
Com mais de 200 mil pessoas da Região da Grande Fortaleza beneficiadas, a governadora em exercício, Jade Romero, ressaltou que este é um passo importante em direção a um futuro mais igualitário. “O Estado do Ceará gosta de ser vanguarda, somos vanguarda na educação, somos vanguarda na proteção social e, agora, também somos vanguarda na conectividade, trazendo a universalização do 5G para a Grande Fortaleza”, pontuou. Além da capital, serão beneficiadas comunidades da Caucaia, Maracanaú e Maranguape.
Investimento milionário em conectividade
A expansão da Banda Larga para Fortaleza e Região Metropolitana tem um financiamento aprovado pelo BNDES de R$ 146,1 milhões por meio do Programa BNDES FUST – que é o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), voltado à universalização de acesso à banda larga 5G em periferias e favelas. Criado há 20 anos, o projeto da Brisanet para as periferias é a primeira operação do fundo.
Trabalhando pela causa da universalização da internet desde 2007, quando propôs internet em todas as escolas do país como senador da República na época, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, enfatizou que o investimento nessa expansão é também investimento nos jovens cearenses.