A Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) de Eusébio informa sobre as mudanças ocorridas para quem vai transferir veículo. Segundo a Autarquia, desde o mês de março passado, os cidadãos podem realizar a transferência de veículos para novos proprietários usando a assinatura digital e gratuita disponível na Carteira Digital de Trânsito (CDT). A mudança traz facilidades para os cidadãos, pois elimina a burocracia de reconhecimento firma ou de ter que firmar contrato em papel. O procedimento pode ser feito por aplicativo e com a assinatura digital do GOV.BR.
Conforme a Autarquia, a autorização de transferência pode ser feita por qualquer proprietário de veículo desde que o mesmo tenha documentação digital, que são os carros saídos de fábrica ou transferidos a partir do dia 4 de janeiro de 2021.
Veja o passo a passo
O processo é iniciado quando o vendedor acessa o aplicativo da CDT, informa o CPF do comprador e assina o documento digitalmente. Já o comprador recebe a notificação e repete o processo. A autorização irá diretamente para o sistema do Governo Federal. Depois, basta levar o veículo para a vistoria no departamento de trânsito local e efetivar a transferência.
O presidente da AMT, Lauro Leite, observa que a mudança traz modernidade para o processo e combate a burocracia, que muitas vezes emperrava a compra e venda de veículos. Ele observa que o sistema é seguro e que para fazer a transação digitalmente, vendedores e compradores deverão ter o login qualificado no GOV.BR. Observa que a transferência eletrônica só estará disponível para todos os veículos que possuem a documentação digital.
(*) Com informações Prefeitura do Eusébio