Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O médico Guilherme Oberlaender e o biólogo Yan Oberlaender vão ministrar em Fortaleza o workshop Aromaterapia – Saúde e Bem Estar através dos Óleos Essencias – no dia 11 de novembro, no auditório da Unichirstus (rua João Adolfo Gurgel, 133). A iniciativa se propõe a ensinar porque as plantas produzem os óleos essenciais, seus efeitos terapêuticos e as formas de uso destas substâncias lipossolúveis.

A aromaterapia tem suas origens nos banhos aromáticos e massagens recomendados por Hipócrates, considerado o pai da medicina. A ciência ou arte veio a ser resgatada na década de 1930 pelo químico francês René Maurice Gattefossé, que publicou o primeiro livro sobre o potencial terapêutico das ervas aromáticas, até então usadas na perfumaria.

Hoje, a aromaterapia é considerada uma prática integrativa e complementar de saúde, que produz benefícios no ser humano como um todo, nos níveis físico, emocional, psicológico e espiritual. Oferece uma abordagem holística da saúde por meio natural pela absorção, através do olfato, dos compostos aromáticos das plantas aromáticas, ricos em princípios ativos.

O olfato possui ligação direta com o cérebro. As moléculas aromáticas chegam à membrana olfativa e enviam estímulo nervoso à região do cérebro responsável pelas emoções e memória. Os óleos essenciais são extraídos das plantas por meio natural, via destilação ou prensagem. Liberados no ar, ou pela massagem, os componentes químicos, com centenas de princípios ativos, produzem efeito no organismo.

É uma técnica natural e eficaz para manter nossa saúde física e emocional equilibradas que o workshop pretende ensinar. O evento é realizado pelo Núcleo Flor Divina do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, com apoio da Oshadhi. Inscrições no valor de R$ 100 com Gabriela Nunes (85) 99982-1133 ou Jussara (85) 99422-4135).