Interlocutores, amigos e correligionários do presidente da Executiva Regional do PSD, Domingos Filho, expuseram, por meio de mensagens e telefonemas, indignação com as duras declarações do prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), e o estimularam a manter conversas abertas com o deputado federal Capitão Wagner para montagem de uma chapa ao Governo do Estado.

Pré-candidato a governador, Wagner já chegou a reservar a vaga de vice para o PSD, mas Domingos vem alimentando o sonho de que ocupará essa posição na aliança com o PDT e não com o União Brasil. Domingos manifestou, também, solidariedade a Roberto Cláudio ao desestimular deputados estaduais e prefeitos filiados ao PSD a retirarem apoio à pré-candidatura da governadora Izolda Cela à reeleição.

A movimentação de Domingos Filho, ao pedir por meio de nota que os prefeitos e deputados estaduais não expusessem preferência por um dos nomes do PDT ao Governo do Estado, o credenciou para a vice em uma eventual chapa liderada pelo ex-prefeito de Fortaleza. Domingos foi vice-governador na gestão Cid Gomes, mas chegou a romper com os irmãos Ferreira Gomes após apoiar a candidatura do deputado estadual Sérgio Aguiar à presidência da Asssembleia Legislativa. Domingos trombou com Cid, Ciro e com o governador Camilo Santana que queriam – e conseguiram, reeleger o deputado José Albuquerque para continuar à frente da Presidência do Legislativo Estadual.

Superadas muitas divergências, Domingos se reaproximou dos irmãos Ferreira Gomes, esteve no palanque da reeleição do Governador Camilo Santana em 2018 e, em 2020, apoiou à candidatura vitoriosa de José Sarto. A relação política foi recomposta e, com habilidade, o PSD passou a ocupar dezenas de cargos nas administrações Camilo e Sarto.

O movimento de Domingos Filho para ser candidato a vice-governador na chapa do PDT gerou, porém, reações e uma das mais duras posturas foi adotada pelo prefeito de Sobral, Ivo Gomes. Ivo, por meio de uma nota com o título ‘Recordar é viver’’, abre dissidência e mina a pré-candidatura de Domingos Filho a vice na chapa do PDT.

IVO BATE DURO SOBRE POSSÍVEL CHANTAGEM

‘’O último pronunciamento que fiz como deputado estadual, alguns anos atrás, foi uma denúncia sobre o descarado aparelhamento político do Tribunal de Contas dos Municípios. Prefeitos e outros políticos estavam sendo achacados e chantageados. A chantagem consistia em aprovar ou reprovar contas em troca de apoio a outros políticos’’, detonou Ivo Gomes, ao acrescentar que, como conseqüência da denúncia, chegou a ser processado.

Segundo, ainda, o prefeito de Sobral, a gravidade dos fatos levou a Assembleia Legislativa a extinguir o TCM, colocando fim à relação política entre Domingos Filho e o grupo governista liderado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes e pelo petista Camilo Santana. ‘’Fui até processado por ter feito essa denúncia. Mas o fato foi tão grave que meu partido, pouco tempo depois, liderou o processo de extinção do órgão’’, disse Ivo, referindo-se ao TCM.

+Saiba mais:

Ivo Gomes resgata história de chantagem no extinto TCM e começa a minar pretensão de Domingos para vice na chapa do PDT