As eleições no estado do Ceará estão sendo realizadas com tranquilidade neste domingo (7). Balanço parcial divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) aponta que, até o momento, 268 urnas foram substituídas. Ao todo, foram distribuídas 21.499 urnas nas zonas eleitorais do estado.
O Ceará tem reforço na segurança para o primeiro turno das eleições. O efetivo conta com 3.300 militares do Exército, 10.804 policiais civis e bombeiros e 40 cidades com videomonitoramento.
“Nos cinco municípios em que estamos atuando aqui no Ceará (Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral), temos quase 2,5 milhões de eleitores e foi registrado apenas um flagrante de crime eleitoral até o momento. Isso nos dá muita tranquilidade da atuação da tropa. A eleição foi muito tranquila”, afirmou o comandante da 10ª Região Militar, general Cunha Mattos, afirmou o general.
Segundo o general Cunha Mattos, o detido foi preso por propaganda eleitoral irregular. Até o momento, a Polícia Federal registrou 11 prisões em flagrante, 13 mandados de busca e apreensão.
O envio de tropas federais foi determinado pela Justiça Eleitoral. A medida é prevista no Inciso XIV do Artigo 23 do Código Eleitoral (Lei 4.737/65). Os pedidos foram formulados pelos juízes das respectivas zonas eleitorais nos estados, com a finalidade de garantir a normalidade da eleição, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados.
Oitavo colégio
O Ceará é o oitavo maior colégio eleitoral do país. Segundo o TRE, o estado tem 6.343.897 eleitores aptos a votar distribuídos por 184 municípios. A principal faixa etária dos eleitores cearenses é de 30 a 34 anos (718.981) e 53% do total são do gênero feminino.
O TRE-CE informou que 34 cidades, incluindo a capital Fortaleza, terão a Lei Seca. Dessa forma, fica proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e demais locais abertos ao público, no horário compreendido entre 0h e 19h do dia 7 de outubro de 2018 (domingo).
Ao todo, 120 mil pessoas estão envolvidas em todo processo eleitoral no Ceará. A estrutura envolve mesários, magistrados, promotores eleitorais, servidores do TRE, auxiliares, policiais, militares do exército, delegados de prédio e terceirizados.