Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Nesta semana, novos vestígios de óleo foram encontrados no Litoral Oeste do Ceará. As manchas apareceram novamente nas praias de Apiques, no município de Itapipoca, e em Amontada. De acordo com especialistas, a ressaca no fundo do oceano pode ter influenciado a chegada de mais petróleo na costa.

A Marinha do Brasil enviou dois agentes de inspeção naval às praias de Amontada para retirada do material. Além disso, moradores realizaram um mutirão de limpeza na praia nesta segunda. Até o momento, pelo menos 40 quilos de resíduos foram retirados da faixa de areia. Esta é a segunda aparição de óleo na região. Na primeira, cinco quilos foram recolhidos.

De acordo com relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre 21 a 27 de dezembro, pelo menos três praias do litoral cearense estão até 10% contaminadas com o óleo. Os pontos atingidos são a Praia do Futuro, em Fortaleza, o Pontal de Maceió, em Fortim, e a praia de Lagoinha, em Paraipaba.

Outros 38 pontos, que registraram alguma aparição desde 2 de setembro, quando houve os primeiros registros do material na costa nordestina, estão limpos e não apresentam resíduos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp