Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Governo do Ceará assina nesta quinta-feira (16) uma ordem de serviço para implantação de Sistema de Abastecimento d´Água na comunidade de Aroeiras, no município de Aracati. A solenidade acontece na comunidade Aroeiras, às 17h, e conta com as presenças do secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e do secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira. O investimento previsto com a iniciativa é de R$ 810.155,54 e beneficia 127 famílias da comunidade rural.

Somente por meio do Projeto São José, o Governo do Ceará dá início neste semestre a obras de abastecimento d’água em 81 comunidades rurais de 38 municípios cearenses. O investimento previsto com a contratação das 14 empresas responsáveis por conduzirem a implantação dos sistemas de abastecimento d’água é de R$ 46.786.078,73 e a recompensa é o bem-estar de 8.780 famílias espalhadas por todo o território cearense.

“A água na torneira e no chuveiro de casa é mais cidadania e a certeza de que o Estado do Ceará está no rumo certo do desenvolvimento rural”, atesta o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira.

Segurança hídrica

A instalação de sistemas de abastecimento d´água é uma das estratégias adotadas pelo Governo do Ceará no combate aos efeitos da estiagem prolongada dos últimos seis anos. Além disso, as comunidades rurais contam com ações como a perfuração de poços, entrega de adutoras de engate rápido (AMRs), Operação Carro-Pipa, em parceria com o Ministério da Integração, que conta com mais de 1.800 veículos distribuindo água por todo o Ceará, entre outras intervenções.

“Só para vocês terem ideia, a quantidade de poços profundos perfurados nos últimos dois anos e meio chega a 40% de todos os poços perfurados nos 30 anos de história da Sohidra”, frisa o secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins.

Além dos quase 4 mil poços, o governo Camilo Santana já quebrou paradigmas ao entregar 350 km de adutoras de montagem rápida (AMRs) e mais de 1.110 chafarizes. Por fim, o Governo do Ceará adquiriu sete máquinas perfuratrizes, desburocratizando e barateando a perfuração de poços, e instalou 358 sistemas de dessalinização da água por todo Estado.

Somado ao grande esforço com as medidas tomadas para garantir a convivência com o semiárido nordestino, o Governo do Ceará acompanha as obras de Transposição das Águas do Rio São Francisco, obra do governo federal realizada pelo Ministério da Integração, e irá concluir a interligação das águas do Velho Chico com o açude Castanhão e a partir daí até a capital Fortaleza por meio do Eixão das Águas.

Serviço
Assinatura de ordens de serviço para implantação do Sistema de Abastecimento d´Água da comunidade Aroeira
Local: Comunidade Aroeira – Aracati/CE
Data: 16/11/2017
Hora: 17h

Com Informação Governo do Estado do Ceará