Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) realizará fiscalização na usina eólica Embuaca, no município de Trairi, distante 120km da Capital. A ação, que começa a partir das 10h30 da próxima segunda-feira, dia 17, tem como objetivo maior detalhar a adesão dos procedimentos de operação, manutenção, conservação e segurança, conforme legislação e normas vigentes. À frente dos trabalhos estará o coordenador de energia da Arce, em exercício, Dickson Araújo, que contará com o apoio do engenheiro William Soares, consultor da LMDM Consultoria Empresarial.

Segundo Dickson, esse tipo de trabalho deve ser contínuo, “pois sem esses cuidados não se pode garantir a oferta de energia por essa ou qualquer outra usina”. Durante a visita, os técnicos avaliarão, minuciosamente, as condições em que se encontra a eólica no tocante à conservação, operação e segurança; licença ambiental de operação e diagrama unifilar (gráficos que representam uma instalação elétrica ou parte dela), além da ficha técnica; histórico da geração; sistemas de proteção contra incêndio; limpeza, organização e sinalização de segurança. Também serão analisados os níveis de conservação das estruturas e dos equipamentos.

Concluídas as atividades, o analista da Arce apresentará relatório sobre as condições do empreendimento. Ainda conforme Dickson Araújo, antes da apresentação do documento, “as normas e atos autorizativos, os relatórios e laudos que atestam as condições de operação, manutenção e de segurança das usinas eólicas são cuidadosamente observados”. A partir das análises de dados e estratégias, a Agência dá, então, o parecer, constatando se a usina está ou não dentro do exigido.

Com informação da A.I

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp