A Assembleia Legislativa lançou nesta terça-feira (29/10) a Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, no Salão Nobre da Presidência da Casa. A ideia é contribuir para a formulação de políticas públicas específicas de apoio às micro e pequenas empresas cearenses.

O autor da proposta de criação da frente, deputado Fernando Santana (PT), defendeu a necessidade de apoiar o segmento, uma vez que muito contribuem para a economia brasileira, em especial a cearense. O deputado afirmou que atualmente essas empresas vêm passando por dificuldades em razão da situação econômica, chegando a não se manter no mercado.

Por isso, fomos estimulados para abrir esse frente parlamentar e através dela poder ajudar a economia do Ceará”, destacou.

Segundo ele, o objetivo da frente é compilar ideias e sugestões para que possam ser amparadas e desenvolvidas. Ele destacou a situação das empresas do polo calçadista da região do Cariri, que chegaram a fechar as portas em março deste ano. Porém, após ser debatido em audiência, o problema foi solucionado.

Naquele dia, listamos os problemas e cada um da sua área começou a ajudar o polo calçadista. De março para cá não vimos mais nenhuma empresa fechar, graças a essa pequena ação, comemorou, citando apoio dos parlamentares, instituições bancárias e Governo do Estado.

De acordo com o parlamentar, dados revelam a contribuição que as micro e pequenas dão à economia brasileira, em especial à cearense, mesmo num cenário desfavorável.

Quase 92% dos CNPJs, ou seja, das empresas formais, são compostas de micro e pequena empresa; quase 50% dos empregos formais do Ceará são delas, acrescentou.

O superintendente do Sebrae no Ceará, Joaquim Cartaxo, informou que a frente parlamentar na AL é a quinta a ser instalada no Nordeste. Apenas os estados do Piauí, Pernambuco, Alagoas e Sergipe não estão contemplados.
Cartaxo frisou que as micro e pequenas empresas são responsáveis por um terço do PIB brasileiro.

A economia dos pequenos negócios precisa ser valorizada e fortalecida pelo papel econômico, social e cultural que ela possui no País, acrescentou.

O Sebrae tem trabalho junto às Assembleias estaduais com a criação das frentes.

Entre os temas que podem ser debatidos pela frente, Cartaxo citou a criação de instâncias de representação, atualização de marcos regulatórios de apoio, incentivo ao microempreendedorismo e à economia criativa, desburocratização do registro e licenciamento das empresas; e criação de novas formas e oportunidades de negócios.

A Frente Parlamentar é composta pelos deputados Fernando Santana (PT), Sérgio Aguiar (PDT), Guilherme Landim (PDT), Nizo Costa (PSB), Augusta Brito (PCdoB), Moisés Braz (PT), Elmano Freitas (PT), Romeu Aldigueri (PDT) e Nezinho Farias (PDT).

Participaram ainda da instalação da frete o gerente da Unidade de  Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Fábio Marimon; e o diretor técnico do Sebrae-CE, Alcir Porto.