A Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, debate, nesta sexta-feira (25), às 9h, os impactos do lixo nas mudanças climáticas. A discussão atende requerimento do deputado Acrísio Sena (PT), subscrito pelo deputado Marcos Sobreira (PDT).

De acordo com Acrísio, no mês de outubro acontece, anualmente, a Semana Lixo Zero. Segundo ele, o evento reúne a sociedade civil, órgãos governamentais, empresas, escolas e universidades em ações que garantam visibilidade e mobilização com a proposta de alcançar a meta do lixo zero.

A Assembleia Legislativa, diante do seu histórico de ações de promoção de responsabilidade socioambiental e de adoção de práticas de sustentabilidade, pretende aderir ao programa com a realização, dentre outras atividades, da audiência pública, ressalta.

O parlamentar informou também que o encontro é uma articulação da ONG Lixo Zero com a Assembleia Legislativa, que, segundo ele, tomou a decisão de ouvir estudiosos, professores e pesquisadores de universidades para  debater a relação entre o lixo e os impactos nas mudanças climáticas. “A ideia é um debate mais focado na questão da sustentabilidade, reciclagem e no controle dos resíduos sólidos”, frisou.

Foram convidados para o debate os professores doutores Alexandre Araújo e Magda Maia, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).