O programa Mulheres no Parlamento, da TV Assembleia (canal 31.1) desta quinta-feira (15), às 20h30, vai tratar sobre a violência contra crianças e adolescentes. O tema tem sido intensamente debatido na mídia, nos últimos dias, a partir do caso da morte do menino Henry Borel, de quatro anos, que foi encontrado morto pela mãe no apartamento, no Rio de Janeiro. As investigações apontam que a criança teria sido vítima de espancamento por parte de seu padrasto.

Para falar sobre o assunto, estará no programa o presidente da Comissão da Infância e Adolescência (CIA) da Assembleia Legislativa, o deputado Delegado Cavalcante (PSL). Para o parlamentar, “as punições que tratam da violência contra crianças deveriam ser aumentadas”.

Também participa a psicóloga Girlanda Severiano, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa. Ela aponta como a família pode identificar sintomas de agressão na criança e no adolescente, como observar as mudanças de comportamento da vítima, para, assim, evitar tragédias como a do menino Henry.

Outro convidado para tratar sobre o tema é o presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Iraguassú Teixeira Filho (PDT), que vai esclarecer sobre o crescimento estatístico dos casos de violência contra crianças e como os Órgãos especializados atuam diante das denúncias recebidas. Ele também aborda sobre os direitos da criança e do adolescente em situação de rua.

De acordo com a Funci, em Fortaleza, de janeiro a agosto de 2020, foram registrados 450 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, são cerca de 56 vítimas por mês. Em 2019 foram registrados 718 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), aponta que, em 2020, foram contabilizadas 26.416 mil crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de violência no País.

O Mulheres do Parlamento exibe ainda a história da professora do município de Quixeré (CE) e coordenadora do Programa Agrinho de Quixeré, Lucy Oliveira, que para ajudar crianças no período da pandemia do Coronavírus (Covid-19) organizou duas bibliotecas virtuais com livros infanto-juvenis.

O objetivo da biblioteca virtual é auxiliar no processo de ensino aprendizagem no formato remoto. Um bom exemplo para celebrar o Dia do Livro Infantil, que transcorre em 18 de abril.

Com produção de Samuel Frota e apresentação da jornalista Silvana Frota, o programa Mulheres no Parlamento vai ao ar às quintas-feiras, às 20h30, com reprise no domingo, às 18h.

(*)com informação da AL