Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O mês de julho está recheado de ações formativas e mais atrações artísticas no Festival Online Festa do Sol, que teve sua programação iniciada em maio no palco virtual do evento no YouTube. As próximas semanas de atividades serão marcadas pela rota de formação e negócios criativos com o Ônibus Espacial Festa do Sol nas plataformas virtuais do evento, e pelo programa Sistema Solar, que inclui apresentações dos 17 selecionados para a terceira categoria do festival e homenagens.

O Festival Online Festa do Sol é resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará, numa realização da Associação Movimentos, em colaboração com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e coprodução de Betha Produções e WM Cultural. Parceria: Instituto Compartilha. Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.

ÔNIBUS ESPACIAL FESTA DO SOL
O Ônibus Espacial Festa do Sol visa colaborar para a formação dos artistas e profissionais de cultura do Ceará, bem como estimular a troca e comercialização de produtos criativos. O ônibus seguirá por rotas virtuais cruzando regiões do Ceará, com atividades em estações virtuais, simbolizando equipamentos que são patrimônios históricos e culturais. Estão no Ônibus Espacial Festa do Sol a Vitrine de Artes, os Eclipses Criativos, as Paradas Criativas e o e-book Festa do Sol.

Vitrine de Artes
No dia 7 de julho foi lançada a Vitrine de Artes Festa do Sol. São 40 participantes, dentre associações de artesãos convidadas e grupos, coletivos e artistas desta edição do evento, que agora participam expondo trabalhos de artes visuais, artesanato, música, entre outros segmentos artísticos. A Vitrine de Artes estará de forma contínua, por tempo indeterminado, no site Festa do Sol (www.festadosolce.com), visando unicamente divulgar produtos e contatos dos respectivos artistas e artesãos, para que comercializem diretamente.

Eclipses Criativos
Às terças e quintas, de 13 a 29 de julho, sempre às 19h30, vão acontecer os Eclipses Criativos. Será uma série de bate-papos ao vivo no Instagram @festadosolce com as atrações selecionadas para o Programa Sistema Solar, que é a categoria 3 da Festa do Sol. “São conversas sobre as artes de cada atração, sobre a interação de linguagens, a produção conjunta, o processo de criação. Tudo isso no sentido de ser um repasse de conhecimento”, explica Selma Santiago, coordenadora do Núcleo de Negócios Criativos do Festival, que estará na mediação dos Eclipses Criativos, que conta, ainda, com a participação residual dos gestores de cada equipamento envolvido na ação.

Programação dos Eclipses Criativos

Dia 13/jul – 19h30 – Marimbanda e João Osmar

Dia 15/jul – 19h30 – Rafaela Lima e Grupo de Coco da Volta Redonda

Dia 20/jul – 19h30 – Moon Kenzo e Márcio Brandão & Simone Souza

Dia 22/jul – 19h30 – K’Os Coletivo e Companhia Itinerante de Malabares

Dia 27/jul – 19h30 – Manada Teatro e Daniel Peixoto

Dia 29/jul – 19h30 – João do Crato, Coletivo Cantando Marias e Rafael Vilarouca

Paradas Criativas
Entre as atividades do Ônibus Espacial Festa do Sol estão as Paradas Criativas, que é um seminário com painéis e rodas de conversas sobre temas relacionados a empreendedorismo cultural e economia criativa. Esta programação vai acontecer de 26 a 29 de julho, respectivamente às 16h e 18h30, aberta ao público no canal do festival no YouTube.

E-book Festa do Sol
Como uma ação do Ônibus Espacial Festa do Sol, será lançado o e-book Festa do Sol. Será um livro digital com um levantamento de todas as ações e programação do Festival Online Festa do Sol, como um panorama de toda a sua abrangência e representatividade. Este e-book será também um importante material de pesquisa para toda a cadeia produtiva da cultura, com um levantamento de investidores, festivais, mostras entre outros eventos culturais, com uma descrição sobre o formato e linguagens de cada um deles e contatos.

PROGRAMA SISTEMA SOLAR
O encontro de grupos e artistas de diferentes linguagens que orbitam na mesma esfera das artes geradas no Ceará vai acontecer no programa Sistema Solar. Em cena, as 17 atrações selecionadas para a categoria 3, encerrando esta edição da Festa do Sol. Os programas estão em fase de gravação, seguindo todos os protocolos recomendados nas datas pelas autoridades sanitárias do estado e municípios e têm o acompanhamento do Instituto Compartilha, que atua na prevenção e cumprimento das normas.

Serão nove episódios com exibições na TV Ceará aos sábados e domingos, de 24 de julho a 7 de agosto, às 16h e 17h, com exceção do último dia, que terá somente o programa de encerramento às 17h. Simbolizados por um planeta do Sistema Solar, seis dos episódios apresentam, em cada um deles, duas atrações em sintonia, no mesmo espaço, ambientado em equipamentos culturais de diferentes regiões do estado. O episódio “Terra”, dividido em dois programas, será de entrevistas com representantes de quatro importantes companhias teatrais do Ceará, como uma homenagem do festival à carreira de cada um deles: Cia Livremente (Juazeiro do Norte), Trupe ´Caba de Chegar (Fortaleza), Teatro Novo (Fortaleza) e Grupo Garajal (Maracanaú). E o episódio “Júpiter” será de convidados, em uma homenagem ao forró de raiz.

Programa SISTEMA SOLAR

Dia 24/jul (sábado) – 16h
Episódio Mercúrio: Marimbanda (show “Grandes Compositores do Ceará”) e João Osmar (“Cuidado: Frágil!”). Gravado em Fortaleza, na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.

Dia 24/jul (sábado) – 17h
Episódio 1 – Terra: Entrevista com Cia LivreMente, Trupe ‘Caba de Chegar, Grupo Garajal e Teatro Novo. Gravado em Fortaleza, na TVC

Dia 25/jul (domingo) – 16h
Episódio Saturno: Rafaela Lima (“Frutacor) e Grupo de Coco da Volta Redonda (“Coco da Volta Redonda”). Gravado em Paracuru, na Escola de Dança de Paracuru e na Colônia de Pescadores.

Dia 25/jul (domingo) – 17h
Episódio 2 – Terra: Entrevista com Cia LivreMente, Trupe ‘Caba de Chegar, Grupo Garajal e Teatro Novo. Gravado em Fortaleza, na TVC.

Dia 31/jul (sábado) – 16h
Episódio Urano: Moon Kenzo (“Amarga”) e Márcio Brandão & Simone Souza (“Nascer negro novamente”). Gravado em Sobral, no Theatro São João.

Dia 31/jul (sábado) – 17h
Episódio Marte: Manada Teatro (“Aquelas”) e Daniel Peixoto (“Tropiqueer Show”). Gravado em Fortaleza, na Casa da Esquina.

Dia 01/ago (domingo) – 16h
Episódio Netuno: K’Os Coletivo (“D. Menina”) e Companhia Itinerante de Malabares (“ORA BOLAS! – A saga mirabolante dos besouros rola-bosta”). Gravado em Fortaleza, no Cuca Mondubim.

Dia 01/ago (domingo) – 17h
Episódio Júpiter: Convidados (“Homenagem ao Forró de Raiz”). Gravado em Quixeramobim, no Memorial Antônio Conselheiro.

Dia 07/ago (sábado) – 17h
Episódio Vênus: Coletivo Cantando Marias (“Nasceu Marias”), João do Crato e Na Base da Chinela (“Remoenda”) e Rafael Vilarouca (“Sanctorion”). Gravado no Crato, na ONG Beatos.

SERVIÇO
Festival Online Festa do Sol – Circuito de Artes, Culturas e Negócios Criativos do Ceará – De maio a julho de 2021. Site: www.festadosolce.com. Instagram: @festadosolce. Facebook: Festa do sol CE. Informações: festadosolce@gmail.com.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp