Devido ao aumento de casos de coronavírus no país, a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE) recomendou que os empresários associados reduzissem o horário de funcionamento dos shoppings. De acordo com a associação, os empreendimentos devem passar a funcionar das 12h às 20h a partir desta quarta-feira (18). A ideia é de que os serviços essenciais, como bancos, farmácias, laboratórios e supermercados continuem em funcionamento.
A associação entende que tais medidas, somadas às ações preventivas individuais, tais como higienização das mãos, cuidados redobrados com a limpeza e espaçamento de mesas nos locais de alimentação, colaboram com os esforços de combate à epidemia do novo coronavírus, reforçou o texto.
Como medida protetiva, o shopping Iguatemi, em Fortaleza, funcionará entre 12h e 20h para ajudar na redução dos casos de contaminação do novo coronavírus no Ceará.
Além da redução no horário de funcionamento, o Iguatemi elaborou uma lista de medidas para auxiliar na prevenção da doença. Veja:
- Aumento da frequência e intensidade de limpeza de todas as superfícies comumente tocadas, incluindo assentos, portas, corrimãos, elevadores, diretórios e passeios.
- Colocação em diversas áreas do shopping de recipientes de álcool gel 70% para permitir às pessoas que transitem pelo shopping fazer a constante higienização das mãos.
- Redução em um terço do número de cadeiras e mesas das praças de alimentação, ampliando o distanciamento entre elas.
- Suspensão temporária dos serviços de empréstimo de cadeiras de rodas, carrinhos de bebê e cadeiras motorizadas.
- Manutenção das portas de entrada do shopping abertas, para ter uma maior circulação do ar