Após uma reunião do comitê que determina as medidas de isolamento social no Ceará, o governador Camilo Santana (PT) anunciou, neste domingo (05), que o Estado inicia no próximo dia 12 de abril, a flexibilização, de forma gradual, das atividades não essenciais. Camilo justificou a decisão dizendo que, com os últimos decretos de isolamento social, houve uma redução nos casos de Covid-19.

Os estabelecimentos que descumprirem as determinações serão fiscalizados e interditados, de acordo com o governador. Durante esta semana, o governo vai abrir novos leitos e dialogar com os setores econômicos para iniciar a retomada das atividades não essenciais.

Camilo disse que desde o início do lockdown, os resultados foram positivos e a transmissão do vírus vem caindo. Além disso, o chefe do executivo também afirmou que a procura por atendimento diminuiu. O Ceará está com decreto de isolamento social rígido desde o dia 13 de março e Fortaleza adotou medidas mais rígidas uma semana antes, no dia 4 de março. Durante esse período, ficou permitido apenas o funcionamento das atividades consideradas essenciais, como supermercados e farmácias.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, confirmou que a capital registrou uma queda nos atendimentos nas unidades de saúde.

“O isolamento ele está se traduzindo em uma diminuição de casos da doença e um número positivo: nos imunizamos, nos últimos três dias, quase 90 mil”, disse o prefeito.

O comitê de enfrentamento à pandemia tem a participação da presidente do Tribunal de Justiça; presidente da Assembleia; prefeito de Fortaleza; Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal, além dos secretários da Saúde do Estado e do Município, e outros integrantes da equipe.

Casos confirmados

O Ceará enfrenta uma segunda onda de alta de casos e mortes desde o início da pandemia. O estado já registra 552.009 casos confirmados da doença e 14.407 mortes desde o início da pandemia. Em relação aos pacientes recuperados, são quase 389 mil que conseguiram vencer a Covid-19. As informações são da plataforma IntegraSus.

+Veja mais

Leitos Covid-19

O Governo do Ceará segue entregando diariamente novos leitos exclusivos para atender a pacientes com Covid-19. Camilo listou que o sistema estadual de saúde e suas unidades de saúde conveniadas contam com um total de 4.798 leitos exclusivos, sendo 3.543 de enfermaria e mais 1.255 leitos de UTI. Camilo anunciou que na próxima semana o Estado deve chegar a 5 mil leitos exclusivos Covid.

Vacinas

+Veja as doses que já chegaram no Estado:

Em todo o Ceará, segundo informações do Vacinômetro, mais de 1,1 milhão de receberam doses das vacinas contra a Covid-19.