Aumento de casos de sarampo é alertado pela Organização Pan-Americana da Saúde

Foto: Reprodução/ OMS

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertou sobre a alta de casos de sarampo em 2025 na região das Américas, através de um novo levantamento que registrou 7.132 casos confirmados e 13 mortes pela doença até junho de 2025. Os casos são 29 vezes maior do que os 244 registrados no mesmo período em 2024. Entre os mais afetados estão crianças menores de 5 anos e adolescentes entre 10 e 19 anos.

Por todo o continente americano, nove países tiveram casos registrados. O Canadá figura em primeiro lugar, com 3.170 casos e uma morte, seguido pelo México, que somou 2.597 casos e nove mortes, enquanto os Estados Unidos confirmaram 1.227 casos e três mortes.

O Brasil conta com cinco casos até o momento, enquanto países vizinhos como Bolívia, Argentina e Peru somaram 60, 34 e 4 casos, respectivamente. O órgão informou que, até 6 de junho de 2025, a região do Mediterrâneo Oriental concentra a maior porcentagem de casos (35%), seguida pela África (21%) e pela Europa (16%).

A instituição já havia emitido um alerta neste ano, informando que, até 18 de abril, haviam sido registradas 2.318 pessoas infectadas. Na época, a autoridade sanitária destacou ainda que, embora a doença seja evitável com duas doses da vacina, mais de 22 milhões de crianças em todo o mundo não receberam nem a primeira dose do imunizante em 2023.

De acordo com o Ministério da Saúde, um paciente infectado pode transmiti-la para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. O contágio ocorre por meio da tosse, do espirro, da fala e até mesmo da respiração. Entre os principais sintomas estão manchas vermelhas no corpo, febre alta, tosse seca, irritação nos olhos, espirros e fadiga.