Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O adiamento da segunda parcela do auxílio emergencial frustra milhares de cearenses: o valor de R$ 600 não começará a ser pago nessa segunda-feira (27), como o governo havia divulgado inicialmente. Segundo a Caixa Econômica Federal, o pagamento depende do repasse de recursos pelo Ministério da Cidadania.

No começo de abril, o governo havia divulgado que o pagamento da segunda parcela começaria nesta semana. Nascidos em janeiro, fevereiro e março receberiam já nesta segunda-feira (27). Agora, a Caixa diz que ainda não existe um calendário de pagamento da segunda parte do auxílio.

Na semana passada, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou em entrevista a jornalistas que o pagamento da segunda parcela do auxílio seria antecipado de 27 para 23 de abril. Dias depois, o presidente Jair Bolsonaro disse que o anúncio da antecipação foi realizado sem seu consentimento.

Segundo o presidente, primeiro deveria ser paga a primeira parcela para todos, o que ainda não aconteceu. Também na semana passada, o Ministério da Cidadania afirmou que o governo não conseguiria fazer a antecipação por “fatores legais e orçamentários”.

A suspensão do pagamento foi recomendada pela CGU (Controladoria Geral da União). A pasta disse que só terminaria de pagar a primeira parcela do auxílio e anunciaria o calendário de pagamento da segunda parcela após o Ministério da Economia liberar valores extras no Orçamento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp