Os dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) que vão trazer brasileiros da China, epicentro da epidemia de novo coronavírus, aterrissaram por volta de 14h30 desta quarta-feira (5), no aeroporto de Fortaleza, para reabastecimento. Depois de decolar de Fortaleza, as aeronaves fazem parada em Las Palmas (Espanha), Varsóvia (Polônia) e Urumqi (China).

De acordo com o governo, os brasileiros ficarão em uma quarentena de 18 dias para evitar uma possível contaminação no Brasil, caso algum deles tenha sido infectado em território chinês. Os aviões receberam um equipamento conhecido como “bolha”, que será usado para aumentar o isolamento de passageiros que venham a apresentar sintomas da doença durante o voo.

O tempo de viagem até a China deve ser de aproximadamente 23 horas e 30 minutos na ida e na volta, por isso os aviões devem chegar na cidade chinesa na noite de quinta-feira (6).

A previsão é trazer da China 34 brasileiros. O governo diz que eles passarão por avaliação médica e só embarcará quem não apresentar sintomas da doença.