Os moradores de localidades rurais ao longo do leito do rio Jaburu, no município de Ubajara, foram surpreendidos por uma orientação de evacuação de suas casas no sábado à noite, por medida de segurança diante de riscos relativos ao açude Granjeiro. Conforme fontes do Governo do Estado, cerca de 15 famílias seriam afetadas.

No entanto, frisando que a situação está tranquila, mas alegando que ainda há riscos, o prefeito de Ubajara, Renê Vasconcelos, reforçou pedido para que os moradores da área do leito do rio Jaburu deixem as suas casas. O trabalho de remoção das famílias começou ainda na noite desse sábado e seguiu durante todo o domingo. Mais de 250 famílias já foram retiradas da área, conforme o Corpo de Bombeiros do Estado.

De acordo com o secretário de ação social do município, Jairo Araújo, as 513 famílias que deveriam ser retiradas de suas casas correspondem a cerca de 3.200 pessoas. Destas, 30% estão se recusando a deixar suas moradias, número que corresponde a aproximadamente 960 moradores. A medida preventiva foi tomada na tentativa de evitar danos maiores caso ocorra algum tipo de rompimento, mesmo que o risco ainda seja mínimo.