Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A população precisa acompanhar a atuação dos deputados federais e estaduais que começaram, neste mês de fevereiro, um novo ciclo de mandatos no Ceará. O papel do cidadão não ficou encerrado na votação, na escolha dos parlamentares, mas deve ter continuidade, nesse momento, com a fiscalização dos atos e das ações do seu representante na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. 

O acompanhante das atividades dos parlamentares pode gerar frustração, mas, também, surpresas positivas. O bom desempenho de um deputado estadual ou de um deputado federal depende, em parte, dos eleitores que os colocaram no Legislativo. 

A cobrança, a crítica e a fiscalização para o deputado agir em sintonia com os interesses da população – são essenciais para termos um Parlamento mais identificado com os anseios coletivos. 

Quando você silencia ou cruza os braços, você, dificilmente, terá boas notícias sobre o seu deputado. É bom destacar que, nesse início de legislatura, a Assembleia Legislativa abre, a partir desta segunda-feira, uma série de debates sobre temas e projetos que podem ter impacto na vida sua vida.

O primeiro seminário, que abordará questões relacionadas ao desenvolvimento econômico e social da Região Metropolitana de Fortaleza, será realizado a pedido do deputado estadual Salmito Filho que deu entrevista nesta segunda-feira (25) ao Jornal Alerta Geral e falou sobre o assunto. A iniciativa do deputado estadual Salmito Filho é um convite e, ao mesmo tempo, um estímulo pra você, cidadão, cidadã, acompanhar e participar da vida do seu representante na Assembleia Legislativa.

Segundo o deputado, a melhor forma para resolver os problemas da população é economizando recurso público e otimizando esforços e energias. Para isso, Salmito destaca a governança interfederativa que, segundo ele, integra os 19 municípios da Região Metropolitana, o Governo do Estado e o Governo Federal, o que torna possível apresentar maiores soluções de problemas para o povo.

Clique no player abaixo para conferir, na íntegra, a entrevista exclusiva com o deputado Salmito Filho:

O assunto ganhou destaque no Bate Papo Político do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior) desta segunda-feira (25), com as análises dos jornalistas Beto Almeida e Luzenor de Oliveira:

Também foi destaque:

+ Assembléia Legislativa abre hoje a pedido do deputado estadual Salmito Filho ciclo de debates sobre projeto de desenvolvimento da Região Metropolitana de Fortaleza;


Deputado estadual Salmito na AL

+ Em meio a crise de candidatas laranjas, o líder do PSL no Senado propõe fim do fundo eleitoral;

+ Sob pressão: Governo Federal quer antecipar envio de projeto que define regras para os militares se aposentar;

+ Expectativa para início da tramitação do projeto de Reforma da Previdência esta semana na câmara dos deputados, mas para isso, depende ainda de instalação da CCJ;

+ Nessa área, o Governo Federal mapeia cargos comissionados para facilitar a aprovação na mudança das regras para trabalhadores se aposentaram;

+ Deputado novato André Fernandes entra com réplicas de armas na Assembléia Legislativa e Mesa Diretora pede e cobra explicações.

Você pode ouvir essa e outras notícias no Bate Papo Político, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior), na íntegra: