Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

As críticas do senador eleito Cid Gomes (PDT) ao PT na noite da última segunda-feira, 15, em um evento organizado pelo partido do governador Camilo Santana, no Marina Park Hotel, em Fortaleza, ganharam repercussão tanto na política local quanto na nacional nessa terça-feira, 16. O assunto foi destaque no Bate Papo Político da edição desta quarta-feira, 17, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior).

Em sua fala, Cid pediu mais humildade ao PT e uma mea culpa por parte do partido. Ao ser vaiado pelos militantes presentes no encontro, contudo, o ex-governador do Ceará subiu ainda mais o tom e disse que, se o PT não admitir seus erros, iria perder feio a eleição, o que, para ele, seria bem feito. Cid, inclusive, chegou a chamar alguns militantes que o xingavam de babacas.

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida analisaram a repercussão do caso, que desagradou a alguns aliados de Fernando Haddad, candidato do PT à Presidência, e deu ainda mais munição a campanha do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, que veiculou, dentro do tempo reservado a sua propaganda política no horário eleitoral obrigatório, trechos das falas de Cid. O correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Alberto, tem mais informações sobre as consequências que o discurso de Cid causou. Saiba mais clicando no link abaixo:

CARLOS ALBERTO – DECLARAÇÕES DE CID GANHAM DESTAQUE NO NOTICIÁRIO NACIONAL

Logo após as declarações de Cid, houve reação dentro do PT estadual. O deputado federal reeleito, José Nobre Guimarães, chegou a fazer críticas ao senador eleito, por meio de uma rede social, mas recuou e apagou a postagem.

Leia mais sobre o caso na coluna do jornalista Luzenor de Oliveira:
+ Guimarães debocha de vaia, anuncia rompimento com Cid e Ciro, se arrepende e apaga mensagem

Para o jornalista Beto Almeida, Guimarães fez críticas a Cid no calor do momento, por isso que, logo depois, apagou a postagem e divulgou nota, afirmando que a parceria entre PT e PDT, a nível estadual, só será discutida posteriormente. Beto também reforçou que, para ele, as declarações de Cid não irão afetar a gestão do segundo mandato do governador Camilo Santana (PT), que, para o jornalista, está muito mais próximo do que pensam os Ferreira Gomes do que o que propõe o PT.

O jornalista Luzenor de Oliveira disse que “o estrago já está feito” e destaca que Cid, durante a terça-feira, deu outras declarações, que remeteram as críticas feitas por ele na noite de segunda. Em uma, afirmou que Haddad é o melhor nome para assumir a Presidência em 2019. Na outra, dada ao Jornal O Estado de São Paulo, Cid disse, porém, que não se arrepende das críticas que fez e foi além: afirmou que aliados próximos a Haddad já veem a eleição do petista como perdida e se movimentam nos bastidores para fazer com que a oposição consiga ser a mais hegemônica possível em um possível governo Jair Bolsonaro (PSL).

Abaixo os outros destaques do Bate Papo Político de hoje:

– Dinheiro para Santas Casas

A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira, 16, o texto-base da Medida Provisória 848/18, que cria uma linha de crédito, com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), destinada às santas casas e os hospitais filantrópicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a justificativa da MP, muitas instituições sem fins lucrativos, especialmente as santas casas de Misericórdia, já estão em situação insustentável e acumulam dívidas na ordem de R$ 21 bilhões.

De acordo com a medida, 5% do programa anual de aplicações do FGTS serão destinados a essa linha de financiamento. Segundo o Ministério da Saúde, isso equivale a cerca de R$ 4 bilhões em 2018.

– Gotardo de volta à Prefeitura de Saboeiro

Afastado desde junho de 2017, o prefeito de Saboeiro, José Gotardo (PSD), vai retomar o posto de chefe do Executivo municipal nesta quarta-feira, 17, após o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, derrubar a liminar que o impedia de reassumir o cargo máximo do Executivo da cidade. O prefeito é investigado por suposto envolvimento em fraudes de licitações e desviar dinheiro dos cofres da cidade.

Confira no player abaixo o Bate Papo Político na íntegra! Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida ainda conversaram sobre as ameaças sofridas pela Presidente do Tribunal Superior Eleitor (TSE), ministra Rosa Weber!

BATE PAPO 17.10.2018

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp