O parlamento metropolitano, lançado nessa segunda-feira, 25, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), e que propõe integrar os 19 municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) através de reuniões mensais com vereadores dessas cidades, foi destaque no Bate Papo Político da edição desta terça-feira, 26, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 24 emissoras).

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida destacaram a importância do projeto, que visa discutir problemas em comum e que estão presentes na RMF, caso da segurança, saúde, transporte, mobilidade e descarte de lixo. Nessa segunda, a cerimônia na CMFor foi comandada pelo vereador de Fortaleza e presidente da Casa, Salmito Filho (PDT), um dos principais articulações do Parlamento Metropolitano.

O jornalista Beto Almeida acredita que, com o projeto, quem ganha é a população das cidades da RMF, estimada em 4 milhões de pessoas, já que experiências semelhantes a do Parlamento Metropolitano tiveram sucesso em outros estados brasileiros. Para ele, mesmo que as ideias propostas no Parlamento não possam virar projetos de leis para todos os municípios, eles pressionam as Casas Legislativas e a própria Assembleia Legislativa a aprovar projetos que vão beneficiar o cidadão residente na Região Metropolitana de Fortaleza.

O jornalista Luzenor de Oliveira vê com bons olhos a criação do Parlamento Metropolitano e acredita que o projeto vai ajudar a tratar questões municipais, mas que impactam em toda a região. Ele cita o avanço do mar em Caucaia e o entrave com a Companhia Siderúrgica do Pecém como possíveis pautas de debates em próximos encontros do Parlamento.

Abaixo os outros destaques do Bate Papo Político de hoje:

– Desencanto dos jovens com a carreira de professor

O desinteresse dos jovens brasileiros pela educação gera preocupação. Hoje, apenas 2,4% dos alunos de 15 anos tem interesse na profissão de professor. Há dez anos, o percentual era de 7,5%. Os dados são do relatório políticas eficientes para professores da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Confira mais informações com o correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Silva:

CARLOS SILVA – DESINTERESSE DOS JOVENS COM A EDUCAÇÃO GERA PREOCUPAÇÃO

O jornalista Beto Almeida culpa os baixos salários, falta de incentivos e más condições de trabalho para o percentual tão baixo de jovens que não querem seguir a carreira, algo que, para ele, era motivo há alguns anos. Beto lembra que deveria haver uma recomposição salarial para os professores, para que, assim, o interesse e a paixão pela profissão voltasse.

O jornalista Luzenor de Oliveira explica que nos últimos anos foi aprovado um piso nacional de salários para os professores, mas a elevação salarial desses profissionais ficou bem aquém do que se esperava. A violência em sala de aula, por parte dos alunos em relação aos professores, é apontada por ele como o principal componente desestimulador para que os jovens não queiram seguir carreira nesta profissão.

 Jovens também desinteressados com a política

Quase metade dos brasileiros que poderiam votar pela primeira vez em outubro deste ano não tiraram o título de eleitor. Atualmente, o País tem 3 milhões e 800 mil jovens menores de 18 anos aptos a votar de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, TSE, mas apenas 2 milhões fazem parte das estatísticas do eleitorado.

Em dez anos, o percentual do grupo entre 16 e 17 anos aptos a votar caiu de 2,1% para 1,3% do total de eleitores brasileiros. Os jovens que fazem parte desse grupo são pessoas sem convicções políticas, segundo especialistas. Corrupção e instabilidade financeira também contribuem para a falta de empenho dos eleitores mais jovens.

Outro motivo apontado por especialistas para o desinteresse dos jovens pela política é a falta de abordagem sobre o tema, já que não há projetos para falar sobre a importância de se discutir política nas escolas brasileiras. Segundo a legislação eleitoral brasileira, menores de 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos não são obrigados a votar nem justificar ausência nas eleições.

– Polo industrial químico inaugurado na Guaiuba

O governador Camilo Santana (PT) inaugurou, nessa segunda-feira, 25, as obras de infraestrutura para o Polo Industrial Químico de Guaiúba, na Região Metropolitana de Fortaleza. Serão cerca de R$ 10 milhões em obras estruturais para construção de rodovias, pavimentação, drenagem e fornecimento de energia elétrica. A expectativa é que o Polo gere dois mil empregos diretos e sete mil indiretos.

– Camilo inaugura Polo de Saúde do Eusébio

Nesta terça, 26, a agenda do governador continua cheia. Juntamente com o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, Camilo inaugura o Polo de Saúde naquele município. A expectativa é que o Polo atraia hospitais e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos para a região.

– Bolsonaro negocia com PR

O pré-candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, está bem próximo de fechar uma aliança para as eleições deste ano com o PR de Valdemar Costa Neto, condenado pelo envolvimento no escândalo do mensalão. Segundo o próprio Bolsonaro reconheceu nessa segunda-feira, 25, a aliança do PR com dependeria apenas de o senador Magno Malta (ES) aceitar ser seu vice.

Confira do que foi debatido no Bate Papo Político de hoje. Então clica no player abaixo e ouça as análises dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na íntegra!

BATE PAPO 26.06.2018