Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Bate Papo Político desta segunda-feira, 17, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior), destacou o discurso de “voto útil” dos presidenciáveis que tentam chegar ao segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto.

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida conversaram sobre o assunto e concordaram em um ponto: o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, e o candidato do PDT, Ciro Gomes, são os mais interessados em capitalizar o voto do eleitor indeciso.

O jornalista Beto Almeida lembra que Alckmin e Ciro, porém, possuem discursos diferentes. Alckmin prega o voto útil, pois, na visão dele, um segundo turno entre o candidato do PT, Fernando Haddad, e o presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, é um passaporte para a volta do PT ao poder.

Já Ciro, explica Beto, adota a ideia do voto útil com o discurso de que ele é o único candidato que pode rivalizar, de fato, com Jair Bolsonaro em um eventual segundo turno. Para Beto, contudo, Ciro precisa decidir logo onde vai buscar esse votos. Para o jornalista, Ciro não terá sucesso se ficar “abanando o ombro de Lula e criticando Haddad”.

13% dos eleitores querem anular voto

O jornalista Luzenor de Oliveira destacou um aspecto da última pesquisa Datafolha, divulgada na última sexta-feira, 14. A pouco menos de um mês das eleições, 13% dos eleitores se dizem dispostos a anular seu voto ou votar em branco para presidente. Dos que optam pelo voto nulo ou branco, 61% dizem que não mudarão de opinião.

Para o jornalista Beto Almeida, o alto número de eleitores com esse pensamento evidencia o desencanto dos brasileiros com as eleições e com os candidatos. Luzenor de Oliveira pontua que o índice de eleitores que pretendem anular o voto é quase o dobro em relação as eleições de 2010 e cresceu em relação a 2014, quando 9,6% do eleitorado anulou o voto para presidente.

Leia mais:
+ Porcentagem de eleitores que querer votar branco ou nulo é maior dos últimos 16 anos

Pesquisa FSB/BTG Pactual: Bolsonaro vai a 33% e Haddad assume 2º posição

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida divulgaram, em primeira mão, a pesquisa FSB/BTG Pactual desta segunda-feira, 17, que mostra a consolidação do candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, na liderança das pesquisas de intenção de votos ao Palácio do Planalto, com 33% de apoio do eleitorado na pesquisa estimulada.

A pesquisa também mostrou uma ascensão do candidato do PT, Fernando Haddad, que agora tem 16% das intenções de voto, o que o coloca na segunda posição, ultrapassando o candidato do PDT, Ciro Gomes, que tem 14% das intenções de votos.

Saiba mais:
+ Bolsonaro sobe para 33%. Haddad, com 16%, ultrapassa Ciro na 2ª posição

Homem faz ato em favor de Lula durante romaria em Canindé. Fieis reagem com gritos de Bolsonaro

A política parece mesmo ter entrado na vida dos brasileiros. Em Canindé, nesse domingo, 16, no final de uma celebração na gruta de Nossa Senhora de Lourdes no Santuário da cidade um homem, que segundo informações fazia parte de um romaria, pediu para usar o microfone com o objetivo de dar um simples aviso, porém, ao está de posse do mesmo, tornou a questão em um fato político ao convidar todos os presentes na celebração para um ato em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), denominado “Lula livre”. A reação foi imediata de boa parte das pessoas que ali estavam, que gritaram em voz alta “Bolsonaro, Mito” em referência ao candidato a Presidência do PSL.

As informações são do correspondente do Jornal Alerta Geral, Wellington Lima. Saiba mais informações sobre o ocorrido e veja o vídeo do momento do ocorrido no link abaixo:
+ Homem faz ato a favor de Lula e fiéis reagem com gritos de Bolsonaro

Gostou do que foi debatido no Bate Papo Político de hoje? Então clica no player abaixo e ouça as análises dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na íntegra!

BATE PAPO 17.09.2018