O Bate Papo Político da edição desta quarta-feira, 8, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior), denunciou irregularidades na coleta de lixo em uma gestão passada no município de Madalena, energia cortada em escolas municipais de Ibaretama, além da reivindicação por melhores salários de professores de Tauá.

Coleta irregular de lixo em Madalena

A Promotoria de Justiça de Madalena entrou com ação de improbidade administrativa, na última segunda-feira, 6, contra um ex-prefeito, Zarlul Kalil Filho, e um ex-secretário de Obras da cidade, José Josivaldo Saraiva. Os dois ex-gestores foram condenados pela prática de atos que causaram prejuízo as contas municipais, com um contrato avaliado, à época, de mais de R$ 289 mil.

No inquérito, instaurado a partir de denúncias de parlamentares de Madalena, foi comprovado que, no ano de 2013, o então prefeito decretou indevidamente estado de emergência na coleta de lixo municipal, para contratar, sem licitação, uma nova empresa para prestar o serviço. A emergência, porém, não existia de fato, abrindo caminho para que o secretário de Obras na época, José Josivaldo, instaurasse e homologasse uma dispensa da licitação que, além de indevida, continha graves falhas em seu projeto básico.

O correspondente do Jornal Alerta Geral, Wellington Lima, tem mais informações:

WELLINGTON LIMA – COLETA IRREGULAR DE LIXO EM MADALENA

Escolas sem energia em Ibaretama

Em Ibaretama, a 130 quilômetros de Fortaleza, o problema é a energia, ou pior, a falta dela. Na cidade, escolas municipais tiveram sua energia cortada pelo Enel na tarde da última segunda-feira, 6, por falta de pagamento pela administração municipal, cujo prefeito é Edson Morais (MDB). A dívida é de quase meio milhão de reais. Outros prédios públicos, inclusive o da própria Prefeitura, também estariam sem eletricidade.

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida criticaram o descaso da administração do prefeito de Ibaretama com seus estudantes. Beto, inclusive, chamou a gestão de Edson Morais de “desastre” e se perguntou onde o Ministério Público de Ibaretama estava, já que parece não estar acompanhado a gestão do prefeito.

Luzenor também se fez outra pergunta: se o gestor de Ibaretama não consegue manter as contas de energia da cidade em dia, o que dirá dos outros deveres que sua gestão deve administrar. O jornalista ainda disse que a falta de energia nas escolas prejudica o aprendizado dos alunos e pode causar impacto no armazenamento dos produtos da merenda escolar.

Professores anunciam greve em Tauá

Os professores da rede municipal de ensino de Tauá, na região dos Inhamuns, deflagraram greve e vão paralisar suas atividades em sala de aula a partir da próxima segunda-feira, 13. A decisão, tomada nessa terça, 7, recebeu apoio mais de 300 professores de Tauá. Os docentes participaram de uma Assembleia Geral para discutir a instalação da paralisação. O prazo de 72 horas para o início da greve será respeitado.

Segundo dirigentes do Sindicato ligado aos professores de Tauá, se a Prefeitura do Município cortasse o excesso de gratificações, os docentes poderiam receber uma melhoria em seus salários. Sem reajuste salarial, os professores cobram também da administração do prefeito Carlos Windson (PR) transparência dos recursos destinados a Educação. Em 2018, Tauá recebeu, entre janeiro e junho, R$ 22 milhões oriundo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Para o jornalista Luzenor de Oliveira, Carlos Windson precisa “acordar” e atender as reinvindicações dos professores, desde que isso ocorra dentro da lei.

Confira abaixo os outros destaques do Bate Papo Político desta quarta-feira:

– Especulações sobre eleições influencia economia

A agenda política voltou impactar, nessa terça-feira, 7, no mercado financeiro. Os rumores envolvendo o suposto rendimento negativo do presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, na pesquisa eleitoral que será divulgada na manhã desta quarta-feira, 8, fizeram a bolsa de São Paulo, por exemplo, recuar 0,87%. O correspondente Carlos Alberto tem mais informações:

CARLOS ALBERTO – ESPECULAÇÕES SOBRE ELEIÇÃO INFLUENCIAM ECONOMIA

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida analisaram as informações trazidas pelo correspondente Carlos Alberto. Beto pontuou que o mercado financeiro é “covarde” e “subjetivo”, já que gera especulações sobre os rumos econômicos, o que, para Beto, só prejudica as pessoas que investem seu dinheiro em ações.

O jornalista Luzenor de Oliveira reforça que as especulações também mexem com o cotidiano dos cearenses que planejam viajar para o exterior, além das empresas que importam e exportam para o mercado internacional.

– O tempo dos candidatos ao Governo do Estado

Se na disputa presidencial, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, terá quase 40% do tempo de propaganda no Rádio e TV, na disputa pelo Governo do Ceará, o governador Camilo Santana (PT) terá quase o triplo do tempo de propaganda. Ao todo, os candidatos a Governador terão dez minutos para expor suas ideias e propostas, a partir do dia 31 de agosto.

Camilo, que tem uma ampla aliança que conta com 24 partidos, terá em torno de 6 minutos para apresentar suas propostas. Já o general Theophilo (PSDB) contará com, aproximadamente, dois minutos de propaganda eleitoral por bloco. O candidato do PSOL, Aílton Lopes, terá direito a 17 segundos. Hélio Góis, do PSL, terá 14 segundos. Francisco Gonzaga, do PSTU, e Mikaelton Carantino, do PCO, terão 9 segundos do tempo da propaganda eleitoral. Confira abaixo como se dará a distribuição da propaganda eleitoral nas emissoras de Rádio e TV:

Segunda, quarta e sexta-feira (candidatos ao Senado, Assembleia Legislativa e Governo Estadual)

– Rádio

  • Das 7h às 7h05 e das 12h às 12h05 (candidatos ao Senado)
  • Das 7h05 às 7h15 e das 12h05 às 12h15 (candidatos à Assembleia Legislativa)
  • das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25 (candidatos ao Governo Estadual)

– TV

  • Das 13h às 13h05 e das 20h30 às 20h35 (candidatos ao Senado)
  • Das 13h05 às 13h15 e das 20h37 às 20h45 (candidatos à Assembleia Legislativa)
  • Das 13h15 às 13h25 e das 20h45 às 20h55 (candidatos ao Governo Estadual)

Terça, quinta e sábado (candidatos à Presidência da República e à Câmara Federal)

– Rádio

  • Das 7h às 7h12 e das 12h às 12h12 (candidatos à Presidência da República)
  • Das 7h12 às 7h25 e das 12h12 às 12h25 (candidatos à Câmara Federal)

– TV

  • Das 13h às 13h12 e das 20h30 às 20h42 (candidatos à Presidência da República)
  • Das 13h12 às 13h25 e das 20h42 às 20h55 (candidatos à Câmara Federal)

Gostou dos destaques do Bate Papo Político de hoje? Então clica no player abaixo e ouça as análises dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida sobre esses e outros assuntos na íntegra!

BATE PAPO 08.08.2018