Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), que ainda não tem candidato definido à própria sucessão, mergulhou nas articulações com lideranças comunitárias e pré-candidatos a vereador para definir as chapas dos partidos aliados à Câmara Municipal.

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida discutiram sobre o assunto durante o Bate Papo Político do Jornal Alerta Geral, desta terça-feira (21).

Com o fim das coligações proporcionais (eleição para vereador), os partidos buscam nomes com mais força eleitoral na perspectiva de eleger o maior número possível de representantes ao Legislativo de Fortaleza.

“Estão proibidas as coligações nas disputas proporcionais, ou seja, nas coligações para a formação de vereadores para disputar vagas nas Câmaras Municipais”, esclarece Beto Almeida.

As eleições de 2016 foram às ultimas com coligações proporcionais, o que permitia um partido ou aliança eleger vereadores com baixa votação. O sistema garantia a eleição de candidatos com baixa votação que eram beneficiados com os chamados puxadores de votos.

O prefeito Roberto Cláudio que, hoje, reúne apoio de, pelo menos, 16 partidos, irá trabalhar para distribuir entre essas siglas os candidatos a vereador. Ou seja, a estratégia é evitar que o mesmo partido concentre candidatos com bom potencial de votos, mas que, se estiverem filiados à mesma agremiação, podem ficar fora da composição da nova Câmara mesmo tendo mais votos do que outros concorrentes.

“O prefeito Roberto Cláudio está invertendo a ordem de prioridades, de ao invés de já apresentar um nome para o executivo, o que todo mundo espera do prefeito Roberto Cláudio, ele está começando hoje, dando um start (início) nessa articulação, começando esse trabalho, exatamente de viabilizar uma chapa que contemple, aliás uma não, várias chapas que contemplem todos os partidos aliados a ele (Roberto Cláudio), dos 43 vereadores o prefeito Roberto Cláudio tem 37 vereadores”, afirma Beto.

O jornalista ainda salienta que a preocupação do prefeito é primeiramente fortalecer o PDT, para ocupar o maior número de cadeiras na Câmara municipal de Fortaleza, mas também trabalhar com os seus aliados para fortalecê-los.

Confira na íntegra o Bate Papo Político do Jornal Alerta Geral:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp