O governo estuda incluir na proposta de reforma da Previdência um novo mecanismo de concessão de aposentadoria rural e Benefício de Prestação Continuada, BPC, concedido a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, que permitiria pagar menos de um salário mínimo.
A ideia é introduzir no Brasil um modelo de assistência social conhecido como “fásico”, em fases, no qual a pessoa pode receber o benefício antes, mas abaixo do mínimo, atualmente em 998 reais. Para abrir caminho à mudança, o governo estuda transformar a aposentadoria rural em benefício assistencial, resgatando seu status anterior à Constituição Federal de 1988, quando já era considerada assistência social.
O assunto ganhou destaque no Bate Papo Político, no Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior), com as análises dos jornalistas Beto Almeida e Luzenor de Oliveira, na edição desta sexta-feira (18).
Governador Camilo Santana pede Força Nacional por mais tempo
O governador do Ceará, Camilo Santana, pediu ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o reforço do apoio dado pelo governo federal no combate aos ataques promovidos por facções desde o início do mês no estado. A ofensiva teria começado em reação à nomeação do secretário de Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque, e às medidas anunciadas como a não separação de presos em presídios por facção.
O correspondente do Jornal Alerta Geral, Wanderley Moises, traz mais informações sobre o assunto. Confira:
Auxílio doença, reclusão e pensão por morte estão na mira do pente fino do Governo Federal
A proposta de reforma da Previdência da equipe econômica de Paulo Guedes quer impor um limite para o acúmulo de aposentadoria e pensão, segundo apurou o Estadão/Broadcast com fontes que acompanham a elaboração do texto. Um terço dos pensionistas (ou 2,4 milhões de pessoas) acumula o benefício com a aposentadoria.
Confira todas as informações com o correspondente do Jornal Alerta Geral, Welton Silva:
+ Escute também:
Proposta atinge sindicatos dos trabalhadores rurais que perderiam suas funções com o correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Silva:
Equipe econômica envia à Casa Civil texto da Medida Provisória que busca coibir fraudes na Previdência com o correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Alberto:
Disputa no Senado: Renan Calheiros afirma no Twitter que Tasso Jereissati é ‘coronel da política’
Estamos a menos de 15 dias da eleição da Mesa Diretora do Senado, que é 1º de fevereiro e o senador Tasso Jereissati é um dos nomes fortes nessa disputa, que tem do outro lado a concorrência do senador alagoano Renan Calheiros.
Essa disputa tem se acirrado ultimamente nas redes sociais, onde Calheiros atacou não apenas Tasso, mas também Eduardo Girão, acusando-o de estar apenas a serviço do primeiro.
Renan afirmou: “bato mais facilmente continência a um major da polícia do que para um coronel da política como Tasso Jereissati”, em um direcionamento claro que sabe que pode ter o senador cearense como adversário político.
Você pode ouvir essa e outras notícias no Bate Papo Político, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 25 emissoras no Interior), na íntegra: