O nome do ex-deputado estadual Mauro Benevides Filho (PDT) ganhou força na corrida pelo Senado Federal em 2018. O ex-governador Cid Gomes, principal cotado do PDT para concorrer a uma vaga na Casa Federal, pode acabar não disputando o pleito ao Senado, já que tem intensificado as articulações políticas para fortalecer a pré-candidatura do presidenciável Ciro Gomes (PDT). O assunto ganhou dentro do Bate Papo Político do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 24 emissoras no Interior) desta quarta-feira, 30.

Mauro Filho começa a ganhar força dentro do partido devido ao bom número de votos recebidos por ele nas eleições de 2014, quando, na disputa com senador Tasso Jereissati (MDB), recebeu mais de 1.573.732 votos contra 2.314.796 de Tasso. Mauro é um dos mais antigos e leais aliados dos Ferreira Gomes e foi eleito para cinco mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado, entre os de 1990 e 2010. Antes ele ainda havia sido secretário de Finanças da Prefeitura de Fortaleza, quando Ciro era prefeito da capital.

+ Se Cid Desistir, Mauro Filho será candidato ao Senado

Para o jornalista Beto Almeida, a provável candidatura de Mauro Filho serve para mostrar o quanto o cenário eleitoral cearense ainda está indefinido e que pode sofrer mudanças até o pleito de outubro. Ele lembra ainda que nas eleições deste ano serão duas vagas ao Senado Federal, o que aumenta ainda mais as incertezas eleitorais.

Beto disse ainda que a oposição ainda vai lançar seus candidatos, o que pode alterar ainda mais os bastidores políticos. Sobre o assunto, o jornalista Luzenor de Oliveira ainda comentou sobre a possibilidade do ex-senador Luiz Pontes concorrer novamente ao Senado. Pontes possui vasta história no PSDB estadual, que compõe o bloco de oposição ao governador Camilo Santana e aos Ferreira Gomes.

O jornalista Luzenor de Oliveira ressalta ainda que, em 2014, o ex-governador Cid Gomes também havia renunciado a possibilidade de ser candidato ao Senado, mesmo com a alta popularidade deixada pelos seus dois mandatos como governador do Estado.

Confira mais informações com o correspondente Carlos Alberto:

CARLOS ALBERTO – CID PODE FICAR FORA DA DISPUTA DO SENADO DE 2018

Abaixo os outros destaques do Bate Papo Político de hoje:

– 87% dos brasileiros apoiam greve dos caminhoneiros

Segundo pesquisa telefônica feita pelo Instituto Datafolha com 1,5 mil pessoas nessa terça-feira, 29, 87% dos brasileiros dizem apoiar a paralisação dos caminhoneiros iniciada na semana passada e que chega hoje ao décimo dia. A margem de erro do levantamento é de três pontos para mais ou para menos. São contrários 10%, enquanto 2% se dizem indiferentes e 1% não souberam opinar. Já 56% dos entrevistados acham que a paralisação deve seguir, contra 42% que são a favor de seu fim.

+ 87% dos brasileiros apoiam greve dos caminhoneiros, diz Datafolha

– Senado aprova reoneração da folha de pagamento de 28 setores da economia

O Senado aprovou nessa terça-feira, 29, o projeto que reonera a folha de pagamento de 28 setores da economia em 90 dias após sanção da lei. Também foi aprovado na mesma proposta a isenção da cobrança do PIS/Cofins sobre o óleo diesel até o fim do ano. O texto segue agora para sanção presidencial.

Os recursos com a reoneração deverão ser usados pelo governo para compensar gastos da União com promessas feitas aos caminhoneiros para encerrar a greve que já dura nove dias e causa desabastecimento em algumas cidades brasileiras.

O senador Eunício Oliveira teve um papel fundamental para que a reoneração fosse aprovada. Mais informações clique aqui.

– Federação Única dos Petroleiros anuncia greve

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) deflagrou no início da madrugada desta quarta-feira, 30, uma greve de três dias, mesmo após o Tribunal Superior do Trabalho (TST) ter considerado, nessa terça-feira, 29, a paralisação nas instalações da Petrobras ilegal. A FUP recorrerá contra a decisão.

+ Petroleiros ignoram Justiça, deflagram greve e pedem saída de Parente da Petrobras

– General Theophilo na região Norte

O pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado, general Theophilo Gaspar, cumpre agenda nesta quinta-feira, 31, na região Norte do Ceará. A movimentação do general quatro estrelas é importante para que seu nome ganhe visibilidade e se legitime para o pleito de outubro.

Gostou dos destaques do Bate Papo Político de hoje? Então clica no player abaixo e ouça as análises dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na íntegra!

BATE PAPO 30.05.2018