Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) concluiu, nessa segunda-feira, 18, o julgamento de 99% dos 934 pedidos de registros de candidaturas para as Eleições 2018. Segundo o Tribunal, ao todo, 94 pedidos foram indeferimentos. O assunto foi destaque no Bate Papo Político da edição desta terça-feira, 18, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior).

Ainda segundo o TRE-CE, 9 pedidos ainda estão pendentes de julgamento. O resultado sobre a situação deles deve sair ainda hoje. Nessa segunda, último dia para substituições de candidaturas, 4 pedidos de candidaturas ainda foram apresentados, aumentando o número de candidaturas para 914.

Em 910 pedidos de registros de candidatura (sem contar as substituições apresentadas no último dia do prazo), foram deferidos 773 (3 com recurso) e 94 indeferidos (11 com recurso). Deste total, houve ainda 24 Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAPs) deferidos e três indeferidos (PCO, PTC e PCB). 20 candidatos ainda desistiram de disputar as eleições deste ano.

Confira o balanço:

773 deferimentos, sendo:

– Governador: 5

– Senador: 10

– Suplentes de senador: 19

– Deputado Federal: 225

– Deputado Estadual: 511

94 indeferimentos, sendo:

– Governador: 1

– Senador: 2

– Suplentes senador: 5

– Deputado Federal: 25

– Deputado estadual: 61

11 Indeferidos com recurso:

– Deputado Estadual: 8

– Deputado Federal 2

– Senador: 1

3 Deferidos com recurso:

– Senador: 2

– Deputado Estadual: 1

20 Renúncias

13 pendentes de julgamento (incluindo as 4 substituições protocoladas nesta segunda)

O jornalista Beto Almeida destacou a “dor de cabeça” dos partidos que não prestaram contas corretamente com a Justiça Eleitoral. O jornalista citou o caso do PCO, PSB e do PTC. O último, inclusive, teve 45 candidaturas barradas de uma só vez pelo TRE-CE, em virtude de não prestar contas das atividades partidárias entre 2015 e 2016.

Beto lembra ainda que o candidato ao Governo do Estado, Mikaelton Carantino (PCO), teve sua candidatura indeferida devido o mesmo problema com a prestação de contas. Beto pontua ainda que Aílton Lopes, candidato do PSOL ao Governo Estadual, para evitar o risco de ter sua candidatura indeferida, trocou a vice de sua chapa – saiu Raquel Lima (PCB), entrou Karina Costa (PSOL).

O jornalista Luzenor de Oliveira destacou também o caso do ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (MDB), que tentaria uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições deste ano, mas também teve sua candidatura barrada pelo TRE.

Com contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em sua última gestão na Prefeitura de Juazeiro do Norte (2013-2017), Raimundo Macedo, o Raimundão como é conhecido, entrou na lista da ficha suja e, na relação do Ministério Público Eleitoral, estava enquadrado por improbidade administrativa, má gestão dos recursos públicos e, por essa razão, deveria ser barrado na tentativa de conquistar um mandato eletivo. Excluído, Raimundão lançou o filho Davi como candidato a deputado estadual.

Leia mais sobre o assunto na coluna do jornalista Luzenor de Oliveira:
+ Raimundão enfrenta frustração ao ter candidatura banida na Justiça

2° Congresso Internacional de Responsabilidade Civil

Fortaleza recebe, entre os dias 20 e 21 de setembro, o 2º Congresso Internacional de Responsabilidade Civil (Cinterc). Na pauta de debates do evento está o combate as fake news durante o período eleitoral. O correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Alberto, tem mais informações:

CARLOS ALBERTO – CONGRESSO EM FORTALEZA

4 em cada 10 brasileiros não usam cinto de segurança enquanto dirigem

Milhões de motoristas e passageiros brasileiros continuam sem usar o cinto de segurança, item indispensável para evitar traumas mais graves em caso de acidentes de trânsito. Prova disso, é que 4 em cada 10 brasileiros não usam o cinto enquanto dirigem, segundo levantamento realizado por empresas concessionárias de rodovias. O correspondente Carlos Silva tem mais informações:

CARLOS SILVA – 4 EM CADA 10 BRASILEIROS NÃO USAM CINTO DE SEGURANÇA

Confira no player abaixo o Bate Papo Político na íntegra! Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida ainda conversaram sobre a expectativa da divulgação de mais pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República e sobre o questionamento do Ministério da Saúde, que estuda tornar a vacinação de crianças obrigatória no Brasil!

BATE PAPO 18.09.2018