Presidente da República Jair Bolsonaro, acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, durante audiência com o ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos Henry "Hank" Paulson, em Washington (EUA).

O presidente do PRB, deputado Marcos Pereira (SP), disse nesta quinta-feira (4) que o presidente Jair Bolsonaro vai criar dois conselhos políticos para dialogar com partidos da base ou que estejam dispostos a votar temas de interesse do governo.

Pereira foi um dos presidentes de partido que se reuniram com Bolsonaro nesta quinta, no Palácio do Planalto.

De acordo com ele, Bolsonaro pretende se reunir com os conselhos todo mês. Um dos conselhos será formado por Bolsonaro, pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e presidentes de partidos. O outro terá Bolsonaro, Onyx e líderes dos partidos no Congresso.

O objetivo, pelo relato de Pereira, é afinar a relação do governo com parlamentares. As reuniões servirão para ouvir reclamações dos aliados, afinar discurso e debater votações no Congresso, por exemplo.

Os partidos que serão convidados para participar, por enquanto, são 11. Os seis com os quais Bolsonaro tem reuniões nesta quinta: PRB, PP, PSDB, MDB e DEM; e os cinco que se reunirão com o presidente na semana que vem, entre eles o PSL, partido do presidente.