Desde as fortes chuvas registradas nos municípios de Carnaubal, Cedro e Várzea Alegre desde o último sábado, 12, as Forças de Segurança trabalharam com o objetivo de resgatar moradores ilhados nas áreas atingidas nas regiões Norte e Centro Sul do Ceará. As ações contam com o auxílio de equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Na ocasião, 11 pessoas foram resgatadas com vida, além de 12 animais, sendo cinco cobras jiboia, três cassacos, duas iguanas, um jumento e um boi.

“A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social atuou durante todo o fim de semana nos municípios atingidos por chuvas de maior intensidade. Houve o deslocamento de equipes do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil estadual e de uma aeronave da Ciopaer. Tudo foi realizado com total integração com as prefeituras, tendo como foco garantir a segurança dos cidadãos do Estado”, ressalta Sandro Caron, secretário da SSPDS.

Nas regiões afetadas, o Governo do Estado, por meio da SSPDS, soma esforços para mitigar os danos às famílias desalojadas e ilhadas com equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil do Estado atuando diuturnamente.

Os resgates concentraram-se nos municípios de Carnaubal, Cedro e Várzea Alegre. As cidades foram as mais atingidas após pequenas barragens se romperem e atingirem a zona rural. Na região de Cedro, 12 localidades foram afetadas após a barragem do açude Ubaldinho romper.

A Defesa Civil do Município de Várzea Alegre disponibilizou equipes e maquinários para retirar moradores que tiveram suas casas atingidas pela correnteza atuando na força-tarefa. Os alagamentos foram ocasionados pela sangria do maior açude do sítio Caraíbas, ocorrida durante a madrugada do último sábado. As barragens localizadas no entorno do reservatório também receberam um grande volume de água e tiveram as barreiras de contenção rompidas devido à forma da correnteza.

Vistorias

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) realizou, nesta segunda-feira, 14, vistorias com a Defesa Civil do Estado para recomendar possíveis ações emergenciais. Os açudes Caraíbas, Barragem do Valdeni, Várzea de Dentro e Alcides foram avaliados pela companhia.

(*) com informações da SSPDS-CE