COMERCIO NA CIDADE DO CRATO NO CARIRI REGIAO SUL DO ESTADO; ECONOMIA;COMERCIO;VENDAS; FOTO © NIVIA UCHOA/ GOV. DO CEARÁ

O mês de agosto de 2021 encerrou com 18% a mais de empresas abertas em comparação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com o balanço de dados realizado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), o Ceará apresentou 8.941 e 10.602 novos registros de negócios em 2020 e 2021, respectivamente. Mesmo com a pandemia, a economia cearense segue com números positivos e animadores para os próximos meses.

Dentre as empresas abertas neste mês, 8.819 foram registradas por Microempreendedores Individuais (MEI), ou seja, 18% do total das aberturas de agosto. Além disso, o setor que novamente se destaca em constituições é o de Serviços, com 5.772 novos registros, logo em seguida o de Comércio, 3.827, e o de Indústria, 1.003.

Para o vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues, os valores levantados indicam que a economia está mês a mês se recuperando ao passo de que a pandemia do Covid-19 tem seus números de casos e de óbitos se reduzindo.

“Esperamos que em um futuro próximo a economia possa ser impulsionada e que volte a normalidade”, relata Caio.

Assim como as constituições, os encerramentos de empresas também cresceram, passando de 2.347 em 2020 para 3.960 empresas extintas. O valor se deve em decorrência da pandemia, que exigiu restrições no comércio, indústria e serviços.