Um ouro, uma prata e dois bronzes no judô e um bronze na natação. Esses são os destaques da participação brasileira até o terceiro dia de competições da Universíade, em Taiwan.

No judô, Bárbara Timo, categoria até 70kg, teve uma performance impecável ao longo do dia. Diante da japonesa Saki Niizoe, favorita da categoria, conseguiu a medalha de ouro após uma maratona de oito minutos e 36 segundos. Os quatro minutos regulamentares, mais 4min36 do Golden Score, Bárbara resolveu a luta com um wazari.

“É o melhor sentimento do mundo, e quero guardar isso pra mim. É uma mistura de êxtase com felicidade, com realização de um sonho. Não sei qual o sentimento maior”, afirmou Bárbara, emocionada. Eu queria dizer a todos que não desistam, que sigam seus sonhos. Isso é só o começo, pois ainda tenho muito o que buscar”, disse a atleta.

Na categoria até 81kg, Vinicius Panini faturou o bronze, a primeira medalha do Brasil na Universíade. Ele estreou com ippon sobre Dorin Gotonoaga, da Moldávia. Em seguida, superou Adlet Missin, do Cazaquistão, com um wazari, e perdeu para o russo Alan Nappinagov, com dois wazaris. Na repescagem, voltou a enfrentar Dorin Gotonoaga na disputa do bronze. A luta acabou com novo ippon do brasileiro.

Nesta terça-feira (22), Eleudis Valentin ficou com a medalha de prata ao ser derrotada pela japonesa Rina Tatsukawa, na final da categoria até 52kg da Universíade de Taipei. Minutos depois, Tamires Crude venceu a italiana Anna Righetti e garantiu o bronze na categoria até 57kg.

Com as medalhas desta terça-feira, sobe para quatro o total obtido pelo judô brasileiro.

Piscinas

Na natação, Henrique Martins conquistou o bronze nos 50m borboleta. Nas semifinais do domingo (20), ele já havia fechado com o terceiro tempo, com 23s61. Nas finais dessa segunda-feira (21), demonstrou concentração, melhorou o tempo e saiu com o bronze, com 23s54.

“É sempre bom ganhar uma medalha para o Brasil. E estar no pódio é positivo. Eu estava esperando mais. Meu tempo não foi muito bom, mas é importante trazer uma medalha.”

Henrique é um dos destaques da equipe de natação do Brasil. Ele ainda nada os 50m costas e, no dia 24, nos 100m borboleta. “Agora é a hora de manter a concentração para as próximas provas. O descanso real é depois das competições. Agora é hora de continuar concentrado e manter o foco”, disse.

Participação nacional

A delegação brasileira na Universíade conta com 300 pessoas entre oficiais, técnicos, médicos e atletas. Dos 183 esportistas, 45% são bolsistas do Ministério do Esporte e disputam 14 modalidades: atletismo, badminton, esgrima, natação, saltos ornamentais, taekwondo, ginástica rítmica, wushu, judô, tênis, tênis de mesa, voleibol, futebol e levantamento de peso.

A Universíade segue até 30 de agosto, com cerca de 7,7 mil alunos-atletas de 170 países, em competições de 21 modalidades. O Brasil participa em 14 modalidades.

Com informações do Brasil 2016