O governo estuda dar aos clientes da Caixa Econômica Federal a opção de transferência automática para a conta-corrente dos saldos de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Na próxima terça-feira (14), deverá ser anunciado o calendário para o saque das contas inativas do FGTS, aquelas que deixam de receber depósitos após a rescisão do contrato entre trabalhador e empresa. O critério para a definição do período para a retirada dos recursos será o mês de aniversário do trabalhador. O titular de conta inativa do FGTS poderá utilizar o dinheiro para qualquer finalidade.
A Caixa administra as contas do FGTS, o que permitirá à instituição fazer a migração dos valores das contas inativas do fundo diretamente para as contas-correntes dos clientes. O correntista, porém, poderá informar à Caixa se prefere manter os recursos na conta inativa.
O objetivo da ação é reduzir as filas nas agências durante o período previsto dos saques . Com a transferência automática para os clientes da Caixa, o governo tem uma estimativa de que retirará 10 milhões de trabalhadores das filas. A Caixa avalia abrir algumas agências no fim de semana, mas isso ainda não está definido.
Com informações G1 – CE