Trabalhadores nascidos em setembro podem sacar, a partir deste sábado (28), o valor de até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) Emergencial . Os nascidos entre janeiro e agosto já tiveram os recursos liberados em datas anteriores. A retirada dos valores será possível até o dia 15 de dezembro.
A consulta para saber quem tem direito ao saque – além de valores e datas para receber o dinheiro – pode ser feita pelo site da Caixa, pelo aplicativo FGTS e nas agências da Caixa Econômica.
Ao todo, 42 milhões de trabalhadores estão aptos ao saque extraordinário. O saldo disponível pode ser consultado, mas a retirada e a movimentação do valor segue o calendário estabelecido pela Caixa.De acordo com a Caixa, cerca de R$ 30 bilhões serão liberados para aproximadamente 42 milhões de trabalhadores com direito ao saque.
A liberação vai até 15 de junho, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Se o titular possuir mais de uma conta do FGTS, o saque é feito na seguinte ordem: primeiro, as contas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo; em seguida, as demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo.
Não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do saque-aniversário, por exemplo.