O ano de 2024 começa com o calendário definido para quem recebe o Bolsa Família: entre os meses de janeiro e dezembro deste ano, serão, pelo menos, 170 bilhões de reais para o pagamento aos 21 milhões de beneficiários do programa. No Ceará, estão 1,4 milhão de famílias contempladas com o Bolsa Família, gerando, mensalmente, uma injeção de quase 1 bilhão de reais na econômica dos 184 municípios.
Com o calendário de desembolso definido, as famílias podem fazer o planejamento de gastos e despesas ao longo de 2024. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) liberou ainda no final do ano passado o calendário de pagamentos. A data em que o benefício estará disponível é definida pelo último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do cartão do Bolsa Família, com os recursos sendo depositados pela Caixa Econômica federal.
De acordo, ainda, com o Ministério do Desenvolvimento Social, no primeiro dia de pagamento, são liberados os recursos destinados aos beneficiários com NIS de final 1 — e a cada dia útil um novo grupo tem os valores liberados, até que o último grupo, com NIS de final 0, receba a quantia.
Os pagamentos são feitos durante os últimos dez dias úteis de cada mês, à exceção de dezembro, quando o calendário é antecipado. Com essa projeção, o auxílio cairá na conta dos beneficiários, neste mês de janeiro, entre os dias 18 e 31.
Confira na íntegra a participação do correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Alberto
O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão pelas redes sociais do @cearaagora e por mais de 20 emissoras de rádio do Interior do Estado.
LEIA MAIS