Os primeiros 30 dias de janeiro são de sufoco para quem recebe os carnês do IPTU, IPVA e enfrenta despesas dobradas com matrícula das crianças e material escolar. Mesmo com esse cenário tão adversário no orçamento doméstico, 82,2% dos brasileiros se dizem preparados para pagar as contas de começo do ano.

A boa notícia está nos dados da pesquisa feita pela fintechKoin, que mostra também que   (51,6%  dos entrevistados tem um orçamento já preparado para dar conta das despesas extras. E mais: 31,2% das pessoas que responderam ao questionaram afirmaram que guardaram dinheiro ao longo do ano para aliviar o baque do período e 17,2% assumem que não se planejaram. A pesquisa foi respondida por 743 pessoas em todas as regiões do país, em novembro, e tem margem de 95% de confiança.

O levantamento da Koin revela quais são as principais formas de pagamento utilizadas pelos consumidores: 45,8% das pessoas pretendem parcelar as contas para reduzir os impactos, outros 39,5% vão pagar à vista. Já 10,8% vão usar reservas como poupança e investimentos para quitar os boletos.

Os números da pesquisa levaram a executiva da Koin, Juana Angelin, a destacar que os dados deixam claro uma preocupação maior das pessoas em se organizar de forma mais efetiva. Ela  deixa claro que não é possível afirmar que se trata de uma tendência, mas existe uma intenção de uma organização maior.

Confira na íntegra a participação do correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Alberto

LEIA MAIS