Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

As câmeras de vide monitoramento instaladas por toda a Capital agora deverão ser utilizadas também para o combate de crimes em Fortaleza. A parceria para a realização da ação foi firmada nessa terça-feira entre a Prefeitura e o Governo do Estado do Ceará. O serviço deverá funcionar através da transmissão das imagens da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) para a Secretaria. Assim, um operador da Ciops terá acesso às câmeras para realizar a fiscalização.

Ainda em março deste ano, as câmeras de vide monitoramento foram instaladas em diversos pontos da cidade com a finalidade de fiscalizar o trânsito e possibilitar o registro de autuações. Isso porque estes equipamentos permitem visualizar o que motoristas e passageiros fazem dentro dos carros, por conta da capacidade de zoom de até 20 vezes. Até agora, são 41 vias monitoradas em toda a Capital.

Segundo o secretário André Costa, a intenção agora é utilizar essa tecnologia para combater ocorrências. Questionado sobre a questão da invasão de privacidade, já levantada anteriormente quando as câmeras foram instaladas, o secretário afirmou que não existe razão para reclamações desse tipo. Disse que são câmeras que não estão apontadas para dentro da casa de ninguém, para dentro do comércio de ninguém. Elas estão instaladas em vias públicas.