O governador Camilo Santana (PT) anunciou, nesta segunda-feira (12), que está entrando com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberar a compra, pelo Governo do Ceará, de 5 milhões, 870 mil doses da vacina Sputinik V. Mesma medida foi adotada, na quinta-feira da semana passada, pelo Governo do Maranhão.


A Anvisa barrou a compra, negociada pelos 9 Estados do Nordeste, de 37 milhões de doses do imunizante que é fabricado no Rússia. Técnicos da Agência querem, antes da importação da vacina, conhecer a produção do imunizante na Rússia.


O Consórcio dos 9 Estados Nordeste apostou na aquisição da Sputonik para acelerar o processo de imunização e, com isso, garantir a retomada, com mais rapidez, as atividades econômicas. A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária frustrou essas expectativas.


O governador Camilo Santana, ao anunciar a ação no STF, alega que a Sputinik V já é usada em 60 países, com eficiência de 91,6% e, por essa razão, não entende o veto para os governos estaduais adquirirem a vacina.

‘’Iremos a todas as instâncias possíveis para que as vacinas que adquirimos cheguem o mais rápido possível para imunizar a nossa população’’, disse Camilo Santana.