Os números da pandemia do novo coronavírus no Ceará continuam em queda, afirmou o governador Camilo Santana, nesta quinta-feira (10), após surgir a notícia de que o Estado estaria apresentando crescimento de óbitos decorrentes da Covid-19 nos últimos dias.
Os números apresentados pela equipe (da Saúde) mostram que continua no Ceará, em todas regiões, queda em número de casos e de óbitos. Todos podem acompanhar os dados através do IntegraSus da Secretária da Saúde do Estado, que é aberto a qualquer cidadão. Saímos do pico da pandemia de uma média de 143 (óbitos) para hoje de 9,9. A média tem diminuído semana a semana. São dados da nossa equipe da Saúde, disse Camilo, apresentando gráficos do IntegraSus.
O governador explicou que a análise incorreta dos dados levou a essa informação.
São dados de óbitos de semanas anteriores. Quando acontece um óbito, ele fica em investigação para confirmar se foi por Covid-19 ou não. Os dados apresentados são de quando se confirma (a causa da morte por Covid) e não retrata a realidade do momento. Continuamos a cada semana diminuindo os números de caso, a circulação viral e os óbitos. E se aumentar iremos dizer claramente, como sempre tenho feito.
Cuidados necessários
Sobre imagens de aglomerações e descuidos relacionados aos protocolos sanitários exigidos, Camilo Santana lembrou que ainda não estamos livres do vírus e que a pandemia só irá acabar quando for encontrado seu antiviral.
Veja o anúncio:
Casos no Ceará
O Estado registrou até esta quinta-feira (10), 224.847 casos confirmados da doença. São, até o momento, o.657 óbitos em decorrência da doença. Os dados são da plataforma IntegraSus e podem ser acessados pelo link integrasus.saude.ce.gov.br.