O ex-governador Camilo Santana lidera a corrida ao Senado com 62,4% das intenções de votos, de acordo com a pesquisa do Instituto Paraná, divulgada, nesta segunda-feira. Com o cenário eleitoral favorável, Camilo, em articulação com o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva,começa, nesta terça-feira, a campanha para levar o candidato a governador Elmano de Freitas ao segundo turno da eleição.

LEIA MAIS

+Corrida ao Governo do Estado: Instituto Paraná aponta Capitão Wagner com 40%, Roberto tem 22,3%, e Elmano, e 17,7%

A pesquisa mostra que, na corrida ao Senado, em segundo lugar, aparece a candidata Kamila Cardoso (Avante), que faz parte da chapa liderada pelo Capitão Wagner, da coligação do União Brasil e do PL, e é aliada do presidente Jair Bolsonaro. Lançado pelo PSDB na chapa de Roberto Cláudio (PDT-PSD), com apoio de Ciro Gomes, está o empresário Amarílio Macêdo (PSDB), com 2,2%.

Segundo o Instituto Paraná, os outros candidatos ao Senado pontuaram abaixo de 1%. Os que declararam não saber ou não responderam, representaram 12,8%. Brancos e nulos, 18,6%. A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº CE 05755/2022, ouviu, de forma presencial, 1.540 eleitores, em 60 municípios do estado, entre os dias 8 e 12 de agosto de 2022. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e tem 95% de confiança.

APOIO DE DIFERENTES PARTIDOS


O ex-governador Camilo Santana montou um palanque como uma aliança puxada pelo PT que tem a participação do PC do B, PV, PSOL, PROS, PROS, REDE, PP, SD e MDB. Os 10 partidos fazem parte da Coligação Ceará Cada Vez Mais Forte. Camilo atrai votos, também, de prefeitos e ex-prefeitos que hoje são filiados ao PSB, PSD, PSDB, Cidadania, PL e Republicanos – siglas que fazem parte das duas coligações adversárias.

Determinado a consolidar ainda mais as intenções de votos, Camilo começa a mobilização, nesta segunda-feira, dos candidatos a deputado estadual e deputado federal para fortalecer a campanha de Elmano de Freitas. Camilo e Elmano se reúnem, às 18 horas, no Hotel Mareiro, em Fortaleza, para falar aos candidatos à Câmara e à Assembleia sobre as ações de campanha.