O deputado estadual Capitão Wagner (PR) apresentou 12 requerimentos na Assembleia Legislativa do Ceará solicitando a instalação do Colégio da Polícia Militar nos municípios de Canindé, Caucaia, Crateús, Itapipoca, Jaguaribe, Maracanaú, Quixadá, Russas, Sobral, Tauá e Camocim, e do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros no município de Iguatu.

Os requerimentos devem ser aprovados antes do recesso do meio do ano. Vale destacar que os colégios da PM e BM recebem matrículas de toda a população e não somente de familiares dos membros das corporações.

Para o parlamentar, o Governo do Estado já implantou unidades destas instituições nos municípios de Fortaleza e Juazeiro do Norte, que “contribui na formação educacional de diversas crianças e jovens do ensino fundamental e médio”. No entanto, de acordo com Capitão Wagner, a existência dessas unidades de ensino apenas nestes dois municípios proporciona uma grande carência de vagas para alunos, “o que dificulta o acesso o acesso da população ao ensino de boa qualidade”.

De acordo com dados do ranking de Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2016, no Estado de Goiás, que possuí unidades das instituições em 35 municípios, os colégios da Polícia Militar ocupam os cinco primeiros lugares da rede estadual de ensino.