O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), recebe regularmente grupos de amigos e de instituições para doações de sangue coletivas. Nesses casos, o hemocentro conta com o programa Caravana da Solidariedade, que oferece o serviço de buscar e deixar os voluntários. Só neste ano, mais de 40 grupos com 512 candidatos à doação de sangue já compareceram às unidades do Hemoce.
O programa tem como objetivo incentivar o hábito de doar sangue entre grupos de voluntários, como de empresas, igrejas, ONGs e universidades, por exemplo. O Hemoce disponibiliza uma van para o serviço.
Por causa da pandemia da Covid-19, a viagem segue os protocolos de higienização e distanciamento social nos assentos do veículo. Durante o percurso de ida ao Hemoce, os candidatos recebem informações sobre doação de sangue e, na volta, os agradecimentos e informações de quando poderá doar novamente. Para participar, é necessário ter uma quantidade mínima de dez voluntários e agendar o horário do seu grupo entrando em contato com o setor de Captação de Doadores dos hemocentros.
A doação de sangue pode ser incentivada de várias maneiras, seja fazendo a doação ou mobilizando outras pessoas para realizar o gesto de solidariedade. Consciente do ato de cidadania, o jornalista Paulo Sérgio Damasceno já doou sete vezes no Hemoce e promove regularmente caravanas com sua comunidade e seguidores do seu blog.
“Já realizei sete caravanas. O que mais me motiva a continuar é saber que estou ajudando a salvar vidas e mobilizando outras pessoas a salvar também. A ideia de participar e montar a caravana surgiu há três anos, vendo as campanhas desenvolvidas pelo Hemoce e, desde lá, mobilizo os voluntários pelo blog. Em média, são 15 pessoas que vêm a cada caravana”, destaca Paulo.
Neste ano, mais de 394 doações de sangue já foram recebidas pela caravana da solidariedade na sede do Hemoce em Fortaleza e nas unidades regionais de Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte.
“Além de promover a doação de sangue voluntária e altruísta, a Caravana da Solidariedade ajuda na fidelização e na manutenção do nosso estoque dentro da margem de segurança transfusional. Os grupos que organizam as caravanas mantêm a visita ao Hemoce pelo menos duas vezes por ano”, pontua Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce.
A coordenadora aproveita ainda para fazer um convite.
“Queremos convidar a população cearense para viver essa experiência junto com a gente. Chama os familiares, amigos mais próximos e vem realizar esse gesto de solidariedade, esperamos por você!”.
Doe Sangue
Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Para a doação, é necessário apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal, disponível no site do Hemoce.
Monte sua turma e agende seu dia:
Hemoce Fortaleza
Telefone: (85) 3101-2300/ (85) 99681-7597 (WhatsApp)
E-mail: captaçã[email protected]
Hemoce Sobral
Telefone: (88) 3677-1512 (WhatsApp)
E-mail: [email protected]
Hemoce Iguatu
Telefone: (88) 3581-9408 (WhatsApp)
E-mail: [email protected]
Hemoce Quixadá
Telefone: (88) 98184-1564 (WhatsApp)
E-mail: [email protected]
Hemoce Crato
Telefone: (88) 3102-1260 (WhatsApp)
E-mail: [email protected]
Hemoce Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3102.1170 (WhatsApp)
E-mail: [email protected]
(*)com informação do Governo do Estado do Ceará