A Caixa Econômica Federal vai reduzir as taxas de juros do rotativo dos cartões de crédito. A redução na taxa mensal chega a 7,7 pontos percentuais.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (11). A medida, segundo o diretor executivo de cartões da Caixa, Márcio Recalde, vai contribuir para reduzir a inadimplência, além de incentivar o consumo.

“Após análises econômicas, constatamos a possibilidade de rever e diminuir as taxas de juros cobradas na linha do rotativo do cartão de crédito, beneficiando todos os clientes”, comenta.

O banco já divulgou, também, as novas condições para o uso do rotativo, em vigor desde 3 de abril. As regras estabelecem nova dinâmica para o mercado de cartões, em que os clientes só podem manter o saldo devedor por 30 dias no rotativo.

Para faturas com vencimento a partir de 3 de maio, os clientes que estiverem com saldo rotativo terão três opções: quitar a fatura total, pagar o mínimo ou aderir à linha de crédito parcelada.

O cliente que optar pelo parcelamento poderá escolher os seguintes prazos de pagamento: 4, 8, 12, 16, 20 ou 24 meses, com taxas entre 3,30% a.m. e 9,90% a.m. Para formalizar a adesão, o cliente deve pagar o valor exato da primeira parcela de uma das propostas de parcelamento, que estará disponível na fatura, até a data do vencimento.

A Caixa oferece, ainda, a opção do parcelamento automático do valor da fatura, que ocorrerá quando o cliente pagar qualquer valor abaixo do pagamento mínimo e diferente das seis opções de parcelamento citadas.