Quando tudo parecia sob controle, ressurge, entre as autoridades sanitárias, a preocupação com o aumento no número de casos de Covid-19. O Ministério da Saúde registra, até esta segunda-feira, infecções pela nova variante do vírus em, em pelo menos, 12 Estados. O Ceará é uma das unidades da federação com casos da doença que, com a vacinação, não terá, nesse momento, impacto nas internações. Há, porém, inquietação entre profissionais da área da saúde porque mais de 60 milhões de pessoas em todo o Brasil não receberam a primeira dose de reforça da imunização.


A ausência do esquema completo de vacinação é uma porta de entrada do vírus, principalmente, para o contágio com a nova subvariante da Ômicron, a BQ.1. O número de testes positivos evidencia a circulação do coronavírus no país. A taxa de positividade nos testes para Covid, de acordo com um levantamento publicado, nesta segunda-feira, pelo Jornal O Globo, cresceu nos Estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo e no Distrito Federal.

‘’A maioria está internada em unidade não crítica, fora da UTI, o que significa que os casos são mais leves’’, disse, em declaração ao Jornal O Globo, o infectologista Ícaro Boszczowski, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Segundo, ainda, o infectologista, a partir do final de outubro a unidade hospitalar destinou uma ala inteira para internações de Covid.


Segundo a reportagem, em São Paulo, 10 milhões de adultos ainda não tomaram a terceira dose, ou primeira dose de reforço. A vacinação é considerada essencial para neutralizar os efeitos mais pesados da doença. Os depoimentos de profissionais de hospitais públicos da Grande Fortaleza apontam que há crescimento do número de testes positivos para a Covid-19. A Secretaria de Saúde do Estado não se pronunciou sobre o novo cenário da doença. Diante dos casos que ressurgem, o Ministério da Saúde voltou a recomendar o uso da máscara como medida preventiva contra a Covid-19.