Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Dezoito toneladas e meia de óleo já foram retiradas da orla de Caucaia desde a última terça-feira (5), quando a Prefeitura deu início aos mutirões de limpeza do litoral. O Cumbuco é a faixa de areia mais afetada. Nesta segunda-feira (11), novas manchas começaram a surgir.

As estatísticas não contemplam a mobilização de hoje, cujo balanço deve ser divulgado até está terça-feira (12). Isso significa, portanto, uma média diária de 3,7 toneladas do produto retiradas nos cinco dias nos quais a praia recebeu frentes de trabalho.

Se considerados os resíduos, o total de material retirado da orla caucaiense ultrapassa as 24 toneladas. Tudo é encaminhado pela Marinha para a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) fazer análises laboratoriais e os produtos receberem a destinação adequada.

Três pontos de apoio foram montados pelo comitê Juntos Contra o Óleo. Assim, os trabalhadores e voluntários têm espaço para hidratação, alimentação e repouso. Estima-se que até 15 quilômetros do litoral de Caucaia tenham sido afetados pelo derramamento do químico, cuja origem ainda é desconhecida – assim como os danos que pode causar ao organismo humano e à vida marinha.

Por isso, o município está em situação de emergência. O decreto foi assinado pelo prefeito Naumi Amorim e só encerrará quando toda a orla estiver limpa. Em termos práticos, isso significa que a Prefeitura pode aumentar a quantidade de equipes de limpeza, comprar mais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e ampliar a quantidade de máquinas trabalhando.

Além disso, a gestão municipal oficiou o Ministério Público Federal (MPF) para que seja apurada eventual conduta criminosa no derramamento da substância na orla de Caucaia.

ÓLEO RETIRADO

DIA 5 DE NOVEMBRO: 5 toneladas
DIA 6 DE NOVEMBRO: 6 toneladas
DIA 7 DE NOVEMBRO: 3,5 toneladas
DIA 8 DE NOVEMBRO: 2,5 toneladas
DIA 9 DE NOVEMBRO: 1,5 tonelada
DIA 10 DE NOVEMBRO: não houve mutirão
DIA 11 DE NOVEMBRO: aguardando divulgação de dados

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp