O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) concluiu, na noite dessa sexta-feira, 4, as obras de escoramento para evitar rachaduras e comprometimento da estrutura do viaduto localizado no entroncamento das BRs 020 e 222, em Caucaia. A conclusão dos serviços estava prevista para este sábado, mas, na noite dessa sexta-feira, os trabalhos foram acelerados.


O viaduto teve uma das colunas de sustentação explodida por dinamites na noite da última quarta-feira em uma sequencia de atentados promovidos por facções criminosas na Região Metropolitana de Fortaleza. 


Após o escoramento, o DNIT começa estudos sobre a recuperação de uma das bases de sustentação do viaduto. O DNIT ainda não tem prazo sobre quais obras serão realizadas, nem qual a engenharia a ser utilizada para salvar o viaduto.


O efeito dos explosivos colocou sob risco de desabamento o viaduto, que tem papel importante no escoamento de veículos de cargas e de passageiros e registra grande movimento por conta do acesso ao Porto do Pecém, em Caucaia e São Gonçalo do Amarante. 

O tráfego de veículos sobre o viaduto foi barrado pela Polícia Rodoviária Federal. Com isso, são evitadas trepidações que poderiam contribuir para novos danos na estrutura de concretagem.

A atuação do crime organizado fez o Governo do Estado solicitar homens da Força Nacional para garantir segurança a população e inibir novas ataques dos bandidos. Abaixo, nota de esclarecimento do DNIT sobre o escoramento do viaduto.

Nota de Esclarecimento


A Superintendência Regional do DNIT no Estado do Ceará informa que concluiu na noite desta sexta-feira, 04/01/2019, o serviço de escoramento do viaduto localizado na interseção das rodovias BR-020/CE e BR-222/CE, em Caucaia, alvo de uma ação criminosa que tentou explodir um de seus pilares de sustentação, danificando a estrutura. A finalização dos trabalhos estava prevista para amanhã, 05/01/2019, tendo sido realizada antes do prazo estipulado. Foram instalados pórticos hidráulicos no intuito de conceder maior estabilidade ao viaduto, visando evitar o colapso da estrutura em virtude dos danos causados pela explosão.